Como troco meus pontos do cartão de crédito?

Uma das grandes vantagens em utilizar o cartão de crédito é ganhar pontos que poderão ser trocados por prêmios. Os prêmios podem ser produtos, viagens…ou você ainda pode transferir para outros programas, como por exemplo, as milhas aéreas.

Como ganhar pontos com cartão de crédito?

Toda vez que você faz uma compra com cartão de crédito, você ganha “pontos”. Existem outras formas de ganhar pontos, mas as compras no crédito é a forma mais comum. Os pontos são contabilizados alguns dias após você pagar a fatura do mês.

cartão de crédito

A quantidade de pontos que você ganha para cada real gasto depende de qual cartão você tem, de qual banco e de qual bandeira (visa/master/etc.). Você pode consultar no site do banco do seu cartão de crédito, quantos pontos você ganha conforme o seu gasto. Abaixo seguem os links de alguns bancos para você consultar como funciona o programa do seu banco:

Banco do Brasil: Programa Ponto para Você

Bradesco: Programa de Recompensas

Caixa Federal: Programa Pontos CAIXA

HSBC: Programa de Fidelidade do HSBC

Itau: Programa Sempre Presente

Santander: Programa de Recompensas SuperBônus

Como trocar os pontos do cartão de crédito?

Nos links acima você também vai encontrar por quais produtos/serviços você pode trocar seus pontos e como a troca deve ser feita, se é na agência, central de atendimento, ou outros.

Como troco os pontos do cartão de crédito por milhas aéreas?

Muitos clientes falam sobre ganhar milhas aéreas com os pontos do cartão, isso quer dizer que, você pode transformar os pontos em milhas aéreas e trocar por passagens de avião! Mas isso só será viável se você tiver um consumo mais elevado no cartão de crédito, para quem usa muito pouco, acaba não acumulando pontos suficientes para trocar para milhas e então é mais vantagem resgatar outros prêmios para não perder os pontos. A forma do resgate para milhas varia de banco para banco.

Os pontos do cartão de crédito prescrevem?

Sim, você ganha pontos após o pagamento de cada fatura, mês a mês, e eles tem um prazo para serem resgatados pois se isso não ocorrer eles irão prescrevendo também mês a mês conforme encerra o prazo de prescrição. O prazo varia de banco para banco.

Como concentrar seus gastos no cartão de crédito?

Agora acho que já ficou bem claro que quanto mais você usar o cartão de crédito, mais pontos você vai ganhar para trocar por prêmios, certo!? Agora, é importante você verificar a cada compra se vale a pena ou não pagar com o cartão de crédito.

A loja oferece desconto à vista? Se você tem o dinheiro, pague à vista, se não tiver o dinheiro, pode usar o cartão de crédito;

A loja vende a prazo pelo mesmo preço à vista? Não tenha dúvidas, use seu cartão de crédito.

Sempre que valer a pena, compre no cartão de crédito, pois além de você ganhar pontos, você pode ganhar isenção da anuidade do cartão.

Cartão de crédito como ferramenta de controle financeiro

Sou a favor de que você tenha uma planilha de controle financeiro pessoal, mas se você não tem, o cartão de crédito pode ser uma boa ferramenta de controle. Se você paga a maioria das suas compras no cartão de crédito, quando a fatura fechar, você vai poder analisar os seus gastos no mês, e então pode fazer a análise deles, e descobrir se está gastando demais em um item ou outro.

Mas se você não é bom em controle financeiro pessoal, cuidado com o cartão de crédito, ele pode ser um perigo!

 

Não é possível descrever nesse artigo todas as formas de ganhar e trocar pontos dos cartões de crédito de todos os bancos, pois isso seria muito extenso e logo poderia estar desatualizado. Portanto acesse os links citados no artigo, e qualquer dúvida escreva seu comentário no Dicas Bancárias que será respondido.

8 comments

    1. Olá! Depende do teu programa de pontos. Verifique quantos pontos precisa para o prêmio que vai retirar e baseado nisso você terá ideia de quanto vale em reais!

    1. Precisa verificar qual tipo de programa de pontos o seu cartão possui. Acesse o site do seu banco, lá encontrará como fazer!

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não responderei perguntas duplicadas.
  • O prazo médio de resposta é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *