Crédito Pessoal

Os bancos oferecem diversas modalidades de crédito pessoal e elas tem algumas diferenças entre si, como por exemplo, as taxas de juros e a forma de disponibilização e cobrança. Cada cliente tem acesso às linhas de crédito que se encaixam em seu perfil.

Algumas das linhas de crédito pessoal disponíveis são:

– Crédito pré-aprovado: a liberação é imediata na conta (geralmente é a modalidade de crédito pessoal que tem a taxa de juros mais alta de todas as modalidades);

– Crédito salário: se você recebe salário na conta corrente pode ser que você tenha acesso ao crédito salário, uma opção de crédito pré-aprovado com taxas mais baixas que a opção anterior;

Crédito consignado: para funcionários de empresas/entidades que mantém convênio de crédito consignado com o banco, e para aposentados e pensionistas do INSS (geralmente é a modalidade de crédito pessoal que tem a taxa de juros mais baixa de todas as modalidades);

– Crédito antecipação de 13º salário;

– Crédito antecipação da restituição do Imposto de Renda;

– Crédito com garantia – você deixa seus bens como garantia e o banco te empresta uma parte do valor do bem em dinheiro;

– Outros.

DICA: Cada banco utiliza um nome diferente para cada linha de crédito, por isso é fundamental manter sua renda atualizada para você ter acesso às linhas que se encaixam ao seu perfil. Sempre pergunte ao atendente se existe possibilidade de você retirar um crédito pessoal com melhores condições…

Crédito pessoal X Cheque especial

O crédito pessoal é uma alternativa ao uso do cheque especial. Geralmente, o cheque especial tem um custo mais alto que uma linha de crédito pessoal. OBS: veja que usei a palavra “geralmente” na frase anterior, porque já vi contas onde o cheque especial estava com a taxa de juros mais em conta que a do crédito pessoal, mas isso é RARO.

Se você precisa de dinheiro, procure contratar uma linha de crédito pessoal antes de usar o cheque especial, mas se você já está usando seu cheque especial, procure seu banco e contrate uma linha de empréstimo com juros mais baixos, quite seu cheque especial e peça para reduzi-lo ao valor mínimo, evitando a tentação de utilizá-lo novamente.

 

Se você quiser auxílio para decidir qual das linhas de crédito disponíveis utilizar, não deixe de escrever abaixo.

11 comments

  1. Estou com um problema, estou aposentado por invalidez por acid de trabalho (92), e tentei em 03 instituições financeiras(bancos) fazer empréstimo consignado no final de 05 dias dá sempre agencia mantenedora invalida, incluise na agencia que recebo meu beneficio. Estive na agencia do INSS e me dizem que está tudo correto e não tenho empedimentos, pergunto o que posso fazer para consiguir a liberção do dinheiro, pois estou com uma divida urgente que precisa ser saudada?
    grato luis

    1. Oi Luis, você não disse se você recebe através de conta corrente/poupança ou se recebe com cartão de benefício…favor esclarecer.
      Sinceramente nunca vi um caso assim, mas está parecendo que é uma inconsistência interna do banco onde você recebe, se puder também me dizer qual é o banco… Aguardo.
      Irei pesquisar para você.

  2. MEU CUNHADO FEZ UM EMPRÉSTIMO NA CAIXA ECONOMICA PARA COPRAR MÁQUINÁRIOS, VINHA PAGANDO NORMALMENTE O EMPRESSTIMO EM DIAS, INFELIZMENTE ELE SOFREU UM ACIDENTE E FALECEU, PERGUNTO, A FAMÍLIA DELE NO CASO A ESPOSA RECEBER ALGUMA INDENIZAÇÃO OU SER PERDUADA DA DÍVIDA . PORQUE EU ACHO QUE QUANDO VC FAZ UM EMPRESTIMO DESSA NATUREZA ALTOMATICAMENTE EXISTE UM SEGURO DE VIDA. GOASTARIA DE UM COMETÁRIO SOBRE O ASSUNTO

    1. Olá. Precisam verificar com a Caixa se existia algum seguro de vida ou não. Seguros não são automáticos assim, a contratação muitas vezes depende se o cliente quer ou não.

      1. Olá, meu nome é Caroline. Sou correntista do Bradesco, contratai um credito pessoal que veio com seguro consignado que segundo o atendente e a própria gerente é obrigatório. Gostaria de saber se de fato esse seguro é obrigatório.

  3. Acabei de pegar 35 mil no consignado. …mas observei, na hr de assinade o valor no contrato era de 38 mil…a gerente me falou q era um seguro obrigatório. Posso pedir para q ela refaça esse contrato sem o seguro?

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não responderei perguntas duplicadas.
  • O prazo médio de resposta é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *