Financiamento de carro x Empréstimo consignado

O financiamento de veículo envolve valores altos de crédito, portanto exige bastante cuidado na decisão. Na hora de comprar um carro, muitas pessoas procuram diretamente a linha de crédito “financiamento de veículos”, mas existe uma outra modalidade de crédito que você também pode utilizar e que pode ser vantajosa, é o empréstimo consignado.

Sobre financiamento de carro, é muito importante que você leia o artigo: Financiamento de Carro: Dicas para você gastar menos!

empréstimo consignado, como você pode conferir no artigo já publicado, é uma modalidade de crédito com desconto direto na folha de pagamento, com prazos de pagamento mais longos. Sendo assim, o banco tende a liberar bastante dinheiro ao cliente nessa modalidade de crédito. Um consignado bastante conhecido no mercado é o do INSS para quem é aposentado ou pensionista, mas existem diversas outras empresas que liberam esse tipo de crédito aos seus funcionários, empresas públicas e privadas.

financiamento

Todas pessoas tem acesso à linha de crédito de financiamento de veículos, mas nem todos possuem acesso à linha de crédito consignado.

Se você não possui acesso à linha de crédito consignado, o jeito será fazer o financiamento do veículo. Mas, se você possui acesso à linha de crédito consignado, faça simulação do valor que você precisa nas duas modalidades e compare o valor da prestação no mesmo prazo de pagamento. OBS: pode ser que você consiga obter mais dinheiro em uma das duas linhas, veja o valor que você precisa e tome a decisão, cada caso é um caso.

Qual a vantagem de fazer o empréstimo consignado?

Se você pegar o dinheiro que precisa através do empréstimo consignado, você terá algumas vantagens:

  •  O veículo não fica alienado à instituição financeira. Quando você termina de pagar o seu financiamento do carro, você é obrigado a informar ao Detran a desalienação e pagar uma taxa de cerca de R$ 200,00. O empréstimo consignado elimina esse procedimento, pois ele é um dinheiro “livre”, você não precisa informar para o que irá usá-lo.
  • A agilidade e pouca burocracia! O financiamento de veículo é uma linha que tende a demorar muito mais que o consignado, pelos próprios trâmites burocráticos.
  • Você pode ganhar desconto!  Você terá todo o dinheiro em mãos para a compra, o seu e o do empréstimo consignado, então pode negociar com o vendedor um desconto pela compra totalmente à vista.

Essa é mais uma dica super importante do Dicas Bancárias, continue acompanhando nosso site sempre com novas dicas e atualizações!

36 comments

  1. Fiz um empréstimo pessoal no Banco que tenho conta salário e este desconta o valor da parcela junto ao pagamento. Relendo o contrato do tal emprestimo já assinado por mim, vi que consta o seguro prestamista, só que assinei sem ler e sem que o gerente me explicasse que estava incluso no contrato. Isso é legal? Posso pedir o valor do seguro pelo fato do Banco não ter me orientado antes?

  2. Fiz a compra de um carro com parcelas fixas no contrato de 607 reais ,passando auguns a financeira me ligou e disse que era de 633 reais.
    A financeira pode auterar o valor das parcelas do contrato acinado.
    Liguei na financeira .disse Ke tinha adquirido um seguro ,não acinei nenhum documento .pedir pra cancelar ,falaram que ia devouver somente o valor do seguro que e de 850 .mais como são 48 parcelas vezes 26reais que ta passando em cada da um total de 1248 reais vou ter Kero arcar com essa diferença ,pois que não acinei papel nenhum de seguro ,a seguradora e quem tem que Acar com esse prejuízo .
    Oque devo fazer.

    1. Oi Lucas, já havia respondido no facebook, segue: se o contrato já está assinado, quer dizer que você concordou. Se quiser cancelar, peça para a sua agência, eles terão de cancelar. Mas veja se você realmente quer cancelar, pois a dívida fica quitada se você falecer e tiver o seguro, não fica dívida para ninguém. Dá uma pensada! Abraço!

  3. Boa noite …minha mãe comprou um carro e veio a falecer no contrato tem um seguro de 850 reais …faleceu em maio e já paguei duas prestação depois de sua morte..caso se este seguro cobre a dívida que falta ainda tem 27 prestação de 48.aguardo uma orientação..

    1. Oi Edinaldo, procure o 0800 da seguradora e entre em contato, ou vá à agência da sua mãe e exija seus direitos. Provavelmente o seguro cobrirá tudo e você não precisará quitar mais nada.

  4. Gostaria de saber se tem diferença entre empréstimo consignado e empréstimo em folha de pagamento, já que ambos parecem ser praticamente iguais.

  5. Me corrija se eu estiver errado, mas a taxa de juros do financiamento é bem menor que a do consignado, visto que para o financiamento o banco possui a garantia do veículo enquanto que no consignado não, sendo assim o risco para o banco no caso de um financiamento é menor.

    1. Oi Luan, nem sempre. Taxas variam muito, prazo, ano do veículo e valor. Então, podes encontrar taxa de consignado mais baixo que financiamento de veículo, e não é raro.

  6. Eu fiz um empréstimo consignado para a compra de um carro e no documento do carro veio escrito que ele esta alienado ao banco. Esta correto isso? Eu consigo tirar esta alienação? Afinal como diz o post “o carro não fica alienado ao banco”, existe alguma base legal de sustentação para que o banco faça a desalienação?

    1. Olá! Verifique essa alienação, não deveria constar uma vez que foi feito consignado. Se informe com o banco qual linha de crédito usaram efetivamente.

  7. boa noite.
    gostaria de saber,meu pai fez um emprestimo e era descontado em folha,o banco alienou o carro.
    seis meses depois ele faleceu,pela lei o emprestimo e extinto.eo carro o banco nao tem que dar quitaçao ja que a divida e extinta?

    1. Oi Luciano, mas o carro é a garantia do financiamento. O financiamento tinha seguro de vida? Verifique com o banco, se tem, você quita a dívida. E então faça uma consulta com advogado.

  8. Olá eu gostaria de saber o seguinte, sou funcionário publico e tenho três empréstimos consignados no meu banco, não tenho mais margem para consignado mas tenho margem para financiamento de veículos, será que consigo financiar um carro ou os empréstimos irão atrapalhar a negociação com o banco. Desde já obrigado! Ficaria grato se pudesse responder no meu email: rsmdelta10@gmail.com

    1. Olá. Os consignados podem influenciar sim, uma vez que o seu salário é o mesmo e tens que ver quanto a nova parcela vai impactar no teu orçamento! Consulte o banco, se liberarem, então ok!

  9. boa noite.consultei advogados cada um diz uma coisa.
    meu pai fez um emprestimo consignado para comprar um

    carro e o banco alienou,ele

    faleceu como fica,ja que pela lei
    1046/1950,diz que a divida e extinta.nao tendo mais divida
    porque o carro esta alienado e .
    banco cobrando as parcelas

    uns advogados dizem que tenho que continuar pagando outfos dizem que nao e que devo processar o banco,que nao poderia ser usado as duas modalidades.seria consignado,ou financiamento

    1. Consignado não aliena automóvel. Estranho isso. Primeiro, consulte se tem alienação no Detran e veja de quem é. Isso geralmente tem no site do Detran de cada estado. Se não tiver, siga as regras do consignado. Também verifique se ele não tinha seguro de vida.

  10. Eu posso fazer um emprestimo consignado para dar de entrada em um financiamento ou posso fazer um financiamento depois de ter feito um emprestimo consignado e ainda está pagando?

  11. vale a pena fazer um emprestimo consignado para quitar um financiamento imobiliario ?
    devo 75 mil
    posso pegar 30 mil
    tenho guarddo 45 na poupança.

  12. Estou vendo uma pessoa que quer me vender um carro qie ela compro no consignado.e eu assumo as parcelaspor meio de comtrato.qual meu risco e oque deco fazer.p nao ser trolado.

  13. Boa noite, pretento trocar o carro em breve, gostaria de saber se essa margem de 30% vale para as financeiras ou é so para consignadow pois consigo comprometer mais que essa margem de 30%

  14. Olá

    Minha Mãe acabou de se aposentar como funcionária publica.
    Existem vantagens para financiamento de carro para aposentados?

    Obrigada!

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não responderei perguntas duplicadas.
  • O prazo médio de resposta é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *