Financiamento de carro: Dicas para você gastar menos!

Você encontrou aquele veículo que tanto precisa e quer comprá-lo, veja o que levar em consideração ao fazer um financiamento de carro!

O ideal mesmo é você comprar o carro com dinheiro à vista, você evita muitas despesas com isso. Mas claro, sabemos que a maioria dos brasileiros não tem dinheiro à vista para comprar um carro, sendo que é um item de valor alto.

Portanto, você irá pagar uma entrada e o resto será financiado! Você até pode encontrar algum lugar que não exija algum dinheiro de entrada, mas isso realmente é muito difícil, portanto prepare-se para ter que dar de entrada de 10% a 30% do valor do veículo.

Passo a passo: Confira dicas para financiar um carro

Financiamento de carro

Tenha ideia de qual valor de veículo você quer comprar.

Depois que você decide que vai comprar um veículo, então você precisa determinar quanto dinheiro você está disposto a gastar para adquirir o carro.

Veículo novo ou usado?

Bancos e instituições financeiras oferecem taxas de juros diferentes para veículos novos e usados, para os novos as taxas tendem a ser bem mais baratas. Portanto, se você ainda não decidiu entre comprar um carro novo ou usado, faça simulações com taxas para as duas situações.

Quanto você possui de crédito no seu banco?

A maioria das pessoas possui conta corrente ou poupança em algum banco, vá na sua agência e solicite simulações de prestação e qual o valor do crédito que você consegue obter. Se você ficou com alguma dúvida no item anterior, esse passo pode te ajudar a definir qual faixa de valor de carro que você deve comprar.

Concessionárias encaminham o financiamento do carro, vale à pena?

É muito comum os vendedores de carros oferecerem o financiamento diretamente nas concessionárias, eliminando a sua necessidade de ir ao seu banco de relacionamento, mas isso vale à pena?

Nem sempre! Pesquisar o valor da prestação entre o valor oferecido na concessionária e o seu banco é fundamental para você fazer o melhor negócio possível.

Não olhe a taxa de juros, compare o valor da prestação!

Duas dicas super importantes:

  • Você tem duas propostas, taxa de 0,99% ao mês ou 1,6% ao mês, qual a melhor? Olhando superficialmente, todos me responderiam “taxa de 0,99% ao mês, é claro”. Mas aí ocorre o engano, pois além da taxa de juros, existem outras cobranças embutidas nas prestações, portanto pode acontecer de aquela proposta de juros a 1,6% ao mês ser  a melhor.
  • TAXA ZERO: Muito cuidado com esses anúncios, eles escondem cobranças inclusas na sua prestação, como: taxa de abertura de crédito, valor do boleto, e outros.

Concluindo: Faça pelo menos duas simulações de prestação, uma na concessionária e outra no seu banco de relacionamento. Simule o mesmo valor de crédito, no mesmo número de prestações e veja onde vale mais a pena! Não fique “cego” pelo valor da taxa de juros anunciada.

Tenha calma, não se apresse!

Na pressa você pode acabar pagando mais caro. Claro que os vendedores das concessionárias querem que você financie o veículo com eles também, portanto esteja preparado para não se render às armadilhas do marketing e acabar não efetuando a pesquisa com a qualidade necessária.

Pesquise, e então opte por aquele que te ofereceu a melhor proposta.

Sempre lembre, ao financiar um carro, você estará assumindo um compromisso mensal de vários anos, portanto esteja tranquilo se demorar um pouco para levar o carro para sua casa!

O valor da prestação cabe no seu bolso?

Provavelmente quem for financiar o veículo para você, irá fazer um cálculo de prestação que cabe no seu bolso, mas isso nem sempre acontece da forma mais correta. Portanto, seja bem claro consigo mesmo e calcule se terá condições de quitar as prestações mensalmente.

Quem fica inadimplente no financiamento do carro tem problemas com restrições, como por exemplo SPC e SERASA, e pode ter o carro apreendido pelo agente financeiro.

Finalmente, a compra!

Fez todos os passos anteriores? Agora você pode fechar o negócio com o vendedor, e financiar seu carro na instituição que apresentou a melhor proposta, com a tranquilidade de que fez o melhor negócio!

Ficou qualquer dúvida? Escreve aqui no Dicas Bancárias que teremos o prazer em esclarecer!

2 comments

  1. Prezados Senhores,
    Estou para aposentar em abril/17 e pretendo comprar um carro usado de até 25.000 e pagar prestações, a menor possível, só que os simuladores pedem cpf,telefone e outros dados que não quero fornecer. É possível me informar? Ou será melhor fazer um empréstimo consignado e não o financiamento? O que é melhor?
    Grato
    Antonio

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não responderei perguntas duplicadas.
  • O prazo médio de resposta é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *