Meu cartão de crédito foi fraudado, o que faço?

Problemas de fraude no cartão de crédito é uma das principais ocorrências de reclamação aos bancos. Ninguém gosta de descobrir um lançamento de uma compra que não efetuou na fatura, não é mesmo? Me acompanhe e veja o que fazer e dicas de como se prevenir dessas ocorrências!

fraude

O que é uma fraude no cartão de crédito?

A fraude ocorre quando é feito um lançamento de uma compra na sua fatura de uma coisa que você não adquiriu, não autorizou.

Quais são os tipos de fraude que ocorrem?

Alguns dos casos de fraude que já vi são:

  • Lançamentos de telefonia celular;
  • Compras feitas no exterior;
  • Lançamentos de assinaturas de revista;
  • Compras via internet;
  • Etc

Como ocorre uma fraude?

O seu cartão pode ter sido clonado, isso é mais comum com cartões que não possuem chip. Os bancos tem substituído todos seus cartões sem chip para com chip, dizem que não tem como clonar o cartão com chip, e eu realmente ainda não vi nenhum caso.

Se você digitou seus dados ao fazer uma compra em um site não confiável, ali pode ser que alguém roubou suas informações. Por isso é muito importante verificar se o site é sério mesmo.

Fraudes por telefone também ocorrem, portanto cuidado ao passar dados por telefone, se certifique de quem liga não é um fraudador.

Teve seu cartão de crédito fraudado? Veja como proceder:

  • Imediatamente avise a administradora do cartão de crédito assim que verificar um lançamento não autorizado/não conhecido. O telefone da administradora está atrás do seu cartão;
  • A operadora tem até 5 dias para te dar a solução/resposta;
  • Se o valor já foi pago, você deverá ser reembolsado. Geralmente o reembolso vem na próxima fatura;
  • Independentemente se você tem ou não algum seguro do cartão de crédito, compras originadas de fraude devem ser estornadas pela operadora.

O que fazer para prevenir e não ser vítima de fraude?

cartao de crédito

  • Cuidado com os sites onde digita seus dados;
  • Ao fazer pagamentos em uma loja, jamais deixe que o atendente “vá embora” com o seu cartão, sempre faça o pagamento com o cartão ali bem na sua frente, assim você evita que alguém anote os seus dados;
  • Avise ao banco quando for viajar ao exterior. Geralmente os bancos solicitam a ativação do cartão de uso no exterior, pois essa é justamente uma grande fonte de ocorrência de fraudes;
  • Faça uma conferência detalhada da sua fatura do cartão de crédito todo o mês.

Sempre cuide bem do seu cartão, guarde ele sempre com você, e fique sempre de olho. Conheço clientes que nem sequer verificam a sua fatura, pagam o valor que aparece lá no débito automático e pronto, mas esse não é o correto.

Gostou das informações? Alguma dúvida, sugestão? Escreva nos comentários abaixo e continue me acompanhando no facebook!

9 comments

  1. me ligaram dizendo que era daquela enpresa que tira juros de carro emediatamente a moca que me ligou mandou eu passar todos os meus dados encluindo o numero cartao de credito e depois ela disse que ia ligar depois e nao ligou mais sera que eu entrei em em uma fraude? me ajudem

  2. Santander. Apareceram várias despesas na minha fatura, pag seguro uol em São Paulo, outra, Zig Net Tagg em Minas Gerais. Já liguei no meu banco e não resolvi nada. Sem solução até o momento. Seria o certo cancelar o cartão? Obrigado.

  3. Fiz uma compra no magazine luiza no site do patrocinador, ja foi descontado do meu cartao e ligando na magazine a atendende me disse que nao tem nenhuma compra com o meu cpf o que devo fazer

  4. Troquei um carro com um pessoal que tem um comércio de peças usadas por um outro que eles tinham. Ao perguntar sobre o mesmo me informaram que o veiculo estavaliação em perfeitas condições de uso e que o motor havia sido revisado e que só tinha documento para pagar . Até aí td bem. Ao perguntar quando pagasse o documento Onde eu pegaria o renavan e o recibo do carro e me disseram que com eles. Blza fechei o negocio.2000 no cartao de credito em 6 X. Quando o carapaz tirou o veiculo do comercio e desligou o carro não pegava mais por 3 vezes saiu com ele e voltou funcionando . 1 hora mais tarde o banco me mandou um msn avisando q monha compra de 2620.00 havia sido aprovada .já estrnhei .Dia seguinte liguei pra dona do comércio e ela disse que havia passado o cartão via estabelicimento e que nunca teve problemas com isso e mandaram o mecanico deles e ele disse que teria que trocar umas determinadas pecas . Já começou aí 2 dia depois mandei o carromaneio pro mecanico um outro da minha confiança. Ela não assumiu a despesa do mesmo faz 14 dia que fiz negócio é ela tá me enrolando pra entregar o recibo e sem contar que ao consultar a fatura online se encontra 103.00 a mais do valor real das parcelas .ela mentiu ao dizer que passou o carato pelo estabelecimento. Tô tentando resolver com ela para cancelar a compra e passar de novo ela está afirmando que não dá porque ela já adiantou as parcelas. O q fazer pode me ajudar ……

  5. Efetuei a compra de um telefone em um site que parecia ser da ponto frio, fiz tudo como o mandado e o de costume, mas, o email de confirmação, não veio exatamente como os “reais” ou os originais, dai notei que havia algo errado, o site não abria mais e o anuncio do telefone, de um samsung galaxy j7 prime não havia mais, e nem o site abria, nem pra mim e nem para demais pessoas, sem duvidas fui vitima de uma fruade, gostaria ligeiramente de ser respondida, pois não sei o que acontecerá ao cartao e até a compra realizada. Ja contatei a ponto frio e eles falaram que não havia nenhum numero de pedido como o meu, e que nem o meu cpf batia nas infos…

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não responderei perguntas duplicadas.
  • O prazo médio de resposta é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *