O que é o “bom para” dos cheques?

O post de hoje vai falar sobre a data de apresentação do cheque. Muitas vezes vem escrito no canto inferior direito do cheque: “bom para xx/xx/xxx”. Afinal o que é isso? Como funciona?

Me acompanhe neste post curtinho sobre essa dúvida tão comum!

Onde vai a data do cheque?

Primeiro é importante esclarecer que a data do cheque (para fins de prescrição – “perda de validade”) é aquela que está descrita no campo do local e data.

Quais são os prazos de validade do cheque?

Os prazos de validade do cheque são:

  • prazo de apresentação, que é de 30 dias, a contar da data de emissão, para os cheques emitidos na mesma praça do banco sacado; e de 60 dias para os cheques emitidos em outra praça; e
  • prazo de prescrição, que é de 6 meses decorridos a partir do término do prazo de apresentação.

Após esses prazos só pode ser cobrado por via judicial.

Para que serve a data de “Bom Para”?

Ao fazer o cheque, é comum que seja colocada a data do dia em que está sendo passado o cheque, mas pode ser que você queira que a pessoa “largue” o cheque somente um mês depois, para isso serve o “Bom Para”. O “bom para” indica qual dia é para o cheque ser depositado.

Onde escrever a data de “bom para”?

A data do “bom para”, normalmente, é escrita no canto inferior direito. Veja na imagem:

bom para

Exemplo acima: A data que o cheque foi passado foi 08/11/2004, mas a data combinada para ocorrer o efetivo pagamento dele foi 08/01/2005.

OBS: Pode estar escrito “Bom para”, “B/ p/”, “P/”, etc. Isso não importa para o banco. Como já dito, o que importa para o banco é a data no campo destinado para a data mesmo, por questões de prazo de validade do cheque.

E se eu quiser largar o cheque antes da data do “bom para”?

O cheque é um pagamento à vista, você pode largar o dia que quiser, pode ser antes ou depois tanto do dia descrito no campo da data, como no “bom para”.

Apenas saiba que se largar antes pode correr o risco de não ter fundos ou de prejudicar a pessoa, e se largar depois também pode ter problemas de fundo e cuidar com o prazo de validade já descrito acima.

É isso! Espero que tenham gostado desse assunto que é bem interessante e continue me acompanhando no facebook!! Abraço e até a próxima.

6 comments

  1. Ola, b dia.!!!
    eu recebir 4 cheques de uma cliente,cada um cm datas diferente., um bom p/ janeiro.,fervereiro.,março e abril.acabei depositando tds em janeiro na data q venceu o primeiro. E nenhum foi compensado ate hj. Quando t o extrato d conta ñ aparece nada relacionado aos cheques.e p minha sorte ainda perdir o comprovante do deposito.
    E agora estou mt preiculpada

    o e
    abril.para ñ pwrder

    1. Se você depositou todos em janeiro todos devem compensar ou voltar sem fundos. Verifique se por acaso você não fez “custódia” nesse caso eles ficam guardados no banco e irão entrar na sua conta só na data marcada no cheque.

  2. ola tenho conta no bb e a 1 mes fiz uma compra em 10x no cheque
    o primeiro cheque “bom para 26/05/2017
    porem hoje fui ver se tinha descontado o valor deste primeiro cheque da minha conta e não descontou! o q aconteceu??? sera q ainda não depositaram o cheque??? é isso??? agradeço se responder!! obrigado

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não responderei perguntas duplicadas.
  • O prazo médio de resposta é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *