O que é restrição de CCF?

O CCF é o Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos, nele estão registrados todos os cheques devolvidos pela segunda vez por insuficiência de fundos.O motivo de devolução de cheque mais comum que gera inclusão no CCF, é a devolução pelo motivo 12 (2ª devolução sem fundos), mas também pode ocorrer  pelo motivo 13 (conta corrente encerrada), ou ainda pelo motivo 14 (prática espúria).

Estar com o nome no CCF é muito ruim, equivale a ter um SERASA em instituição financeira e certamente você  vai ter problemas de crédito no comércio e/ou no banco. Conforme texto postado anteriormente sobre exclusão de CCF, é importante que você tome providências de regularização assim que possível (clique aqui para saber a documentação necessária para exclusão de CCF).

ccf

Qual o prazo de prescrição da anotação no CCF?

Caso você não providencie a baixa da restrição, ela será automaticamente baixada após 5 anos.

Como saber quantos e quais cheques estão no CCF?

Vá em qualquer agência do seu banco, e solicite as informações: número do cheque, valor, data de devolução e instituição financeira. Ou ainda, você pode se dirigir ao Banco Central, consulte os endereços aqui.

Como proceder com cheque incluso no CCF pelo motivo 13?

Cheque devolvido pelo motivo 13, significa que a conta daquele cheque foi encerrada. O titular da conta terá seu nome incluído no CCF, e para limpar terá que localizar o cheque ou, no caso de o cheque ter sido extraviado, proceder conforme orientações do post Tive cheque devolvido, como proceder?

Confira o artigo: Protesto de cheque.

Consulte o site do BACEN para maiores informações sobre CCF, ou escreva sua pergunta que o Dicas Bancárias responde! E continue me acompanhando no facebook, sempre com novidades e mais informações!

133 comments

  1. eu gostaria de saber so podi fazer cobrança cheque devolvido motivo 11,, no valores 49,00 ,ja pesquesei nao vi cobraça no motivo 11 .gostaria de saber si o banco ta agindo errado ? agurdo respota obigado

      1. Queria saber se o nome esta no ccf, a pessoa tem conta no banco pq recebe salario pelo mesmo, a conta deste é encerrada por causa dessa restrição?

  2. O banco não encontrou a microfilmagem, não tenho a menor ideia de quem recebeu o cheque. Era de RS130’00 mas não estava nominal. Como regularizar?

  3. ola estou com um grande problema tive uma grande dificuldade ,e nao tive como pagar uns cheque meu fui ate as pessoas e resgatei alguns cheque e agora estou com restrição do meu nome.fui ate o banco eles falaram que eu tenho que apresentar as folhas de cheque ,mais eu perdi as folhas que eu resgatei gostaria de saber como devo fazer pra mim limpar o meu nome

    1. Deve pedir a microfilmagem ao banco dos cheques + declaração de recebimento dessas pessoas + certidões negativas de protesto do cartório. Quando tiver tudo isso, levar ao banco para tirar as restrições.

    1. Pode implicar sim, pois é uma restrição como se fosse um Serasa. O banco é obrigado a abrir uma conta corrente para você se for para receber salário, mas se não for para salário, te oriento a resolver o seu CCF primeiro!

    1. Marcia, o banco não recebe os valores dos cheques. Você precisa adotar os procedimentos, ou achar os cheques ou conseguir a carta de quitação.

  4. Boa Noite!! Devido a alguns problemas financeiros, tenho alguns cheques devolvidos, alguns ja fazem mais de 5 anos que foram emitidos, porem gostaria de saber como proceder para regularizar. os credores não entram em contato comigo, propondo acordos, mas eu quero muito sanar essas dividas. O que eu faço?

    1. Patricia, tem que procurar os credores, não tem outra forma. Ou você recupera o cheque, ou pega microfilmagem com o banco, mas de qualquer forma precisará da carta de quitação.

  5. tenho cheques sem fundo com registro no ccf em setembro de 2009 fez 5 anos e as restrições continuam, como devo fazer para que elas saiam?

  6. tenho alguns cheques em mãos já pagos, é necessário ter que pagar as taxas de devolução ao banco para meu nome ser limpo? tem algum acordo que posso fazer com o banco para não ter que pagar essas taxas tão altas?

  7. Boa noite.
    Tive 3 cheques devolvidos por motivo de conta encerrada. Resgatei-os e devolvi ao banco. Contudo, o banco Santander quer cobrar uma tarifa por volta de uns 52,00 por cheque. Minha duvida é: Se não pagar a tarifa, oque acontece? Grata Camila

    1. Oi Camila, a devolução foi motivo 13, nesse caso para o banco retirar seu nome do CCF, você terá que pagar esse valor por cheque. Se você não pagar, você continuará com restrição e não terá acesso a créditos em geral.

  8. Boa tarde. Ouvi que tiveram algumas mudanças quanto a lei para o cheque. Resgatei alguns que tinha pendentes, estou com eles, mas a tarifa de baixa é muito alta. Se eu esperar, prescreve o serasa algum dia? Quanto tempo?
    Os cheques são de PJ, e eu sou sócio. Me prejudica de alguma forma, sendo que a empresa não está mais ativa?
    Grato.

  9. Oi,tenho 4 cheques pra dar baixa,só um chegou a ser depositado e voltou por não ter saldo o suficiente,mais os outros eu mesma busquei no local onde eu os passei.Agora o que devo fazer com eles,e o que pode acontecer se eu ficar com esses cheques?

  10. Bom, acabei fazendo uma divida na epoca e meu nome foi pro CCF, essa dívida e do ano de 2008 já fazem 7 anos, gostaria de saber se esses cheques caducam do sistema do CCF? Automaticamente, e se conta em algum órgão de crédito depois desse tempo?

  11. Olá, boa tarde!

    Possuo 10 cheques devolvidos de um trabalho que não realizei. O credor na época não me devolveu os cheques e eles voltaram por motivo 12, e foi parcelado em 10x . Agora no mês de Julho/15 fez 5 anos. Então, gostaria de saber se caduca um cheque por vez (Se for assim só caducará o último cheque em Abril/16), ou, conta a partir da emissão dos cheques (Porque se for assim, já se deu o tempo para caducar)?

    Obrigado!

    Atenciosamente,

    Fernando Henrique Barbosa Neves

  12. Bom dia!
    Tenho um cheque que voltou motivo 12 e a solicitei a exclusão do nome da minha empresa do CCF, depois de excluído, posso pegar novos cheques? E se eu quiser abrir uma conta em outro banco consigo pegar cheques também? Obrigada

    1. Muitas vezes demora até conseguir pegar novos cheques. CCF é uma restrição muito ruim. Sempre o melhor é evitá-la. Cheques são uma negociação entre você e o banco, se ocorrem devoluções, o banco pode trancar.

  13. Boa tarde..gostaria de uma informação.. Depositei um cheque de cliente no valor de 80reais sendo q esse cheque voltou por motivo 25..to tentando entrar em contato com a cliente e ela não me atende..o que devo fazer??

  14. olá eu gostaria de saber se quando um cheque devolvido após 5 anos quando caduca o meu nome fica limpa e sai da restrinção.. obrigada

      1. olá, você deve ir até o Banco, onde você tinha conta, e pedir uma negativa destes cheques devolvidos, após isto, você procura para quem você deu os cheques, se for nominal, vai aparecer acima de 100,00, se não for nominal atras do cheque tem o banco e numero da conta para quem voce deu o cheque, vá atras desta pessoa, se ela não tiver mais o cheque, peça para ela ir até o cartório, e fazer uma declaração que voce quitou o cheque.ok.

  15. Quando o cheque é protestado e já passaram 5 anos ele caduca neh? Mas fiquei sabendo que se for fazer um financiamento de um imóvel, eles pedem a certidão negativa dos 10 cartórios de protesto e mesmo prescrito ele aparece restringindo o crédito. Eh verdade??

  16. Estou com os meus cheques devolvidos por motivo 12. Depois de cinco anos de devolução do cheque, o CCF é excluído. Mesmo após ter saído do CCF, ao ir no banco dar baixa no cheque, o banco vai cobrar aquela taxa de baixa? Pois segundo a tabela de tarifas do banco, o valor da baixa do cheque é para exclusão do CCF. Mas o CCF já vai ter sido excluído. O banco pode cobrar a baixa? Obrigado.

  17. Tive uns cheques devolvidos em 2003 e hoje ainda esta com meu nome na instituição financeira, isso pode? não prescreveu ainda? o que devo fazer?

  18. Tenho um cheque que prescreveu em dezembro do ano passado o banco não deu baixa ainda o que devo fazer, pois fui verificar o porque e disseram que tinha que pagar a taxa do banco isso pode?

  19. Oi .Por favor gostaria de saber se depois dos cheques prescrito fica com restrições interna no banco ? E não consegui crédito nele tipo tinha conta na caixa devia limite cartão e empréstimos mas fiz um acordo e já paguei mas tenho cheques devolvidos na linha 12preescreve este ano mas a gerente disse que se não apresentar os cheques mesmo depois de preciso fico sem crédito no mesmo por causa dos cheques? Mas não devo os cheques para eles?

  20. Olá boa noite! passei o cheque meu fornecedor depositou é uma quarta feira não tinha saldo a compensação seria quinta então foi devolvido motivo 11 aí o meu fornecedor ré apresentou na sexta a compensação seria segunda o q fez fui na segunda antes das 12:00 fez o depósito do valor do cheque e pedi pra minha gerente pagar ela falou pra mim q ela já tinha pago agradeci quando na terça fui olhar o cheque foi devolvido gostaria de saber o q aconteceu?

    1. Se a sua gerente disse que ia compensar, é porque ela ia dar uma mão, pois isso não é o normal. Provavelmente ela esqueceu ou não conseguiu fazer.

  21. tive um cheque devolvido motivo 12, mas já foi descontado da minha conta duas cobranças de 59,00 reais, a inclusão no ccf de 32,00 e o gerente disse que ainda tenho que pagar 62,00 para exclusão ccf. é correto isso

  22. Olá meu nome saiu do CCF depois de 5 anos paguei um cheque e outro deu baixa após 5 anos, mas o histórico continua no banco e não consigo crédito nenhum mesmo tendo sido baixado. Como proceder?

  23. Boa noite. Eu tive um cheque devolvido com motivo 11, paguei o credor e rasguei o cheque. Estou regularizando algumas outras pendencias financeiras, fui ao serasa e ao banco solicitar tais pendencias. Esse cheque que eu tive e rasguei esta constando no CCF, então fui ao banco e solicitei a microfilmagem e nela estava somente o carimbo do motivo 11 e não tinha do motivo 12. Como fazer nesse caso a exclusão do cheque junto ao CCF, já que não o tenho mais ?
    Desde já agradeço e aguardo vossa resposta.

  24. Bom dia! Tenho cheques no ccf já tem mais de 5 anos procurei a gerente para fazer a consulta no ccf ela me disse que não tem isso mais, de 5 anos,tem que dar baixa, ela ainda citol a frase.Se ficar 100 anos fica no ccf,isso procede?

  25. O
    lá eu tinha uma conta no Itaú alguns cheques meus voltaram mais ja se passaram 5 anos consultei meu nome no ccf não consta mais no registro mais fui abri uma conta no Bradesco e eles disseram que meu nome estava com restrição

    1. Pode ser que o Bradesco guardou aquele registro lá de mais de 5 anos. Mas de qualquer forma, você pode abrir conta, você apenas não terá crédito e cheques.

  26. Boa tarde eu tenho dois cheques devolvidos sem fundos no ccf .Mais agora eu abri uma conta jurídica essa restrição.Que tem no meu cpf pode me impedi do Banco meda um cartão ou cheques usando meu cnpj

  27. olá,tinha duas folhas de cheques devolvidos no ano de 2012 ,tinha outras dividas que consegue regularizar e dixei as folhas de cheques por ultimo. fiz tres consultas no spc e serasa e nada consta na opção cheques devolvidos,isso significa que não há restrições de cheques?
    no serasa deveria contar esse ccf/
    obrigada.

  28. Olá, estou com um problema, estou com o cadastro no ccf por conta de uns cheques de uma conta minha do Bradesco, aí arrumei um emprego e a empresa pediu para que eu abrisse uma conta corrente no banco do Brasil aí eu queria saber se posso abrir essa conta e se só posso abri-la após o fim da greve ?

  29. Boa noite

    Tenho restrição ccf motivo 12 mas meu caso é superveniente de tds que li acima.

    Eu fiz uma compra em uma loja de móveis e efetuei o pgto com cheques… Os primeiros eu vinha pagando corretamente, mas tive problemas com a loja devido à entrega e a montagem dos meus móveis. Procurei o tribunal de pequenas causas e entrei com uma ação, e lá fui orientada a não efetuar o pagamento enquanto o processo estivesse em andamento. Enfim ganhei a causa e o juiz determinou que a loja me pague o valor atualizado da dívida para que eu possa quita-la…porém na prática não aconteceu isso, sempre que vou ao fórum e solicito uma forma de pgto a loja sempre apresenta uma desculpa. .e enquanto isso vou continuando com a restrição em meu nome. ..Existe algo que eu possa fazer para que seja dado baixa nessa pendência já que ainda falta um ano para ocorrer a baixa automática? Se regularizar consigo novos créditos?

      1. Olá você deve entrar com um advogado no fórum onde você obteve o ganho de causa, e pedir uma tutela urgente, para que o Juiz determine, que seu cpf seja retirado imediatamente do órgão de proteção ao crédito.

  30. Boa tarde.
    clonaram meu cheque e estão passando cheques sem fundos de má fé. Neste caso, como eu faço para evitar ter o nome protestado?

    1. olá se você pagou o cheque, sabem quem é, pegue uma declaração sua que quitou o cheque, reconhecendo firma em cartório, e se dirija até o banco, para procedimento da baixa do referido cheque.

  31. Tenho 23 cheques devolvidos, paguei a divida porem precisar devolver as folhas de cheque ao banco, porem o valor da devolução é maior que divida que foi paga , a ultima folho de cheque foi data em 2011 , faz 5 anos , no caso prescreveu ?

  32. Boa noite. Regularizei uns cheques em que constava meu CPF no CCF. Meu nome está no Serasa, mas no CCF não mais. Consigo pegar novos cheques?

  33. tive cheques devolvidos motivos 12 ( 9 folhas ) em 2010 . estou com eles aki só nao apresentei no banco por conta da taxa o banco dos cheques e o Itau. Atualmente estou com o Bradesco que nao esta me liberando cartão de credito disse que minha renda não libera cartão sendo que tem pessoas no meu serviço com o mesmo salário com cartão de credito. Gostaria de saber se pode ser por conta desses cheques ou não desde ja grata.

  34. Ola! dei um cheque e voltou sem fundo quitei a divida coma pessoa fisica, porem, para minha surpresa ela foi embora do meu estado para outro com endereço ignorado como resolvo esta pendencia com o Banco?

    1. olá, você deve contratar um Advogado, para que ele entre com uma petição no fórum local, onde você deposita em juizo o valor do cheque, juntamente com a negativa do mesmo, e também explicando que o dono do cheque não se encontra mais na cidade, para que o Juiz determine ao Banco a sua exclusão dos órgãos de proteção ao Crédito.

  35. Olá. Boa noite. Tive um cheque devolvido duas vezes meu nome foi para o CCF mas em um mes resgatei o cheque levei no banco e paguei as multa e meu nome saio do ccf mas ainda tenho a folha de cheque. Será que posso continuar usando os cheques se fiz tudo certo ?

  36. ola, tive 2 cheques devolvidos sem fundo, eu paguei para faculdade, na epoca me deram a carta de quitaçao e os cheques, perdi os cheque e a carta, tinha parei de movimentar a conta do banco real qndo migro para o santander, ano passado fui ver e constava no ccf, mais em outubro saiu do ccf. ja liguei na faculdade, mas como faz mais de 6 anos eles nao querem me novamente o recibo. eu tenho conta no itau e tenho cheques; caso for reativar a contano santander, teria q pagar taxa de baixa? pedir microfilme?

    grato

  37. Boa tarde,
    Gostaria de saber se mesmo apos ter saído do CCF, poderei ter restrições pelo fato de um dia ter entrado nesse cadastro?
    Ricardo Brantes

  38. Tenho cheques devolvidos desde 2010..Já devem ter prescritos,minha conta já foi encerrada no banco.Gostaria de saber se ainda vai existir no banco central informação que estive no CCF?? E se eu ainda preciso levar esses cheques no banco??? Nenhum foi protestado no cartório.

  39. Bom dia, tenho um cheque de outubro de 2012 não consta nenhuma restrição no SERASA ou SPC, porem conta no BANCO CENTRAL, fui informado pelo banco que não poderia ter acesso a serviços especiais. Minha dúvida é a seguinte, em outubro deste ano (2017) irá completar 5 anos, essa restrição junto ao Banco Central some, ou vai continuar. Poderia eu tentar resgatar solucionar, mais diante da dificuldade que encontrei e das altas taxas, poderia eu esperar completar os cinco anos e fazer uma nova tentativa junto ao banco ?

  40. olá quitei minha divida e me foram devolvido os cheques,sei que tenho que da baixa no banco deles e a taxa e de 58,00,será que dá pra mim e dando baixa em umas duas folhas por mês,ao todo são dez folhas.
    pois está muita alta a taxa avista não consigo paga.
    ficarei na espera da resposta.
    desde já agradeço
    obrigada

    1. olá, se você quitou todos os cheques, você deve ir até o banco, comprovando com estes cheques que resgatou todos, e verificar qual o saldo negativo seu, ou ainda qual sua pendencia em mora neste banco com seu cpf, após isto faça uma negociação com o banco, que melhor lhe convém deste que o banco aceite, e pronto seu novo estará limpo na praça.

  41. Boa noite. Possuía restrições no SPC, SERASA e CCF. Limpei os dois primeiros e quando tentava conseguir crédito em lojas, como ter um celular pós-pago na vivo por exemplo, eles diziam ter restrição no SERASA, mesmo eu lá não tendo restrição. Seria por causa do CCF? Ou seja, uma loja quando consulta, visualiza uma dívida do CCF como SERASA?
    A propósito, dei entrada no pedido de retirada do CCF na ultima quinta 30. Leva quantos dias pra sair do CCF? Existe algum modo de consultar quando sair o nome?

  42. Boa tarde!!
    Tenho um cheque que vai caducar agora em julho de 2017. Já procurei a empresa e disseram (antigos socios) que a dona sumiu e somente ela poderia assinar. Isso levei meses até eu conseguir achar. O cheque foi pago por mim, porem perdi. Minha pergunta.
    Meu nome sairá do CCF, porém estou em vias até o final do ano de financiar um imovel. Terá algum problema? Sendo que em julho caduta e não tenho mais nenhum restrição.

    Aguardo, Grato

  43. boa tarde? tive uma conta no BB a muito tempo!! tive alguns cheques devolvidos a muito tempo e paguei todos tirei nada constas do spc,serasa, ccf, e não consta nada mas ao tentar abrir uma conta em outro banco eles negaram elegando que eu tinha o nome no spc serasa, sendo que meu nome esta limpo!! fui ao banco para esclarecer e eles falaram que tenho cheques devolvidos, no BB oque pode ter acontecido??? lembrando que meu nome esta limpo.

    1. Cheques devolvidos geram restrição no CCF, e não necessariamente no Serasa. Precisa procurar outro banco ou resolver seus cheques.

  44. Bom dia,
    Tenho um cheque de 2010, no caso ele já caducou, mas o credor que esta com ele disse que vai protestar e mandar penhorar bens. Ele consegue, mesmo o cheque tendo caducado?

    1. Boa tarde, sim ele pode protestar, mas para penhorar bens, terá que fazer um processo judicial, e explicar a origem do cheque, pois a validade do cheque já se esgotou,tem um bom caminho a percorrer até lhe penhorar os bens, tente fazer um acordo, que é o melhor caminho para as duas partes.

  45. Boa noite tive pobremas com cheques no passado porém paguei e resgatei vários mas ficou alguns que já não se encontram no ccf porém a agência se nega a me dar um novo talão apesar de não ter nenhuma pendência bancária nem restrição alguma como Serasa e spc isso é legal ou não

    1. Boa tarde, se a agência está lhe negando a entregar talão de cheque, é por que a algo de errado, vá até o SPC de sua cidade, e peça uma certidão negativa do seu CPF, nesta certidão negativa vai aparecer se você tem algum problema com protesto de cheque , e cheque devolvido por duas vezes, e inclusão ao Banco Central. Com esta negativa se não aparecer nada ,leve té o banco uma cópia, que com certeza eles lhe fornecerão talão de cheque, caso contrário, procure um Advogado de sua confiança.

    1. Boa tarde, sua pergunta está incompleta, caso tenha cheque devolvido por duas vezes, e você não resgatou, e não se lembra para quem deu, vá a agência que você tem conta, procure o Gerente e peça para ele verificar com certidão negativa, de sua conta, onde vai constar se tem ou não algum cheque devolvido duas vezes.

  46. olá…..há 12 anos tive cheques devolvidos…..na época resgatei todos,só que eu nao sabia da importancia de dar baixa…….passei dois anos sem usar a conta, negociei as taxas que estavam em aberto, hoje continuo usando a mesma conta, liberaram novamente meu limite ´para investimento, nunca fui atras de pedir um cartao de credito e cheques…soque agora tentei pedir um cartao do votorantin e itaucard, o pedido foi negado, gostaria de saber se pode ser por esse motivo, eu nao ter dado baixa?nao tenho outras restriçoes em meu nome de certeza

    1. Oi! OS cheques antigos podem ter sido a causa, mas ninguém vai saber se é exatamente isso, tem grandes chances de ser uma vez que você não possui outras restrições.

  47. Olá, tenho que pagar a exclusão de um cheque que não foi incluso no CCF?
    O cheque voltou na conta, no outro dia resgatei e já fui ao banco apresentá-lo.

  48. Tive cheques do HSBC devolvidos, paguei a dívida com o credor e ele me devolveu os cheques… Como passei 5 anos desempregado, não quitei perante ao banco, só que agora o HSBC foi comprado pelo Bradesco, e como comecei a trabalhar procurei a agência Bradesco para quitar os cheques, e para minha surpresa o atendente me falou que os cheques caducaram, e que nao precisava pagar porque a dívida era da epoca do HSBC e que meu nome nao estava mais no CCF… Pode isso ? Ou preciso fazer uma procuração melhor no Banco Central ?

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não responderei perguntas duplicadas.
  • O prazo médio de resposta é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *