PIS/PASEP: saque do abono 16/17, rendimentos e quotas

Você conhece aquele abono de PIS/PASEP que algumas pessoas tem direito uma vez ao ano? Esse é bastante comum e muita gente conhece! Mas, o que muitas pessoas não sabem é que pode existir em nome delas um saldo lá guardado, um outro dinheiro, que não tem nada a ver com esse salário anual. E acredite, realmente muitas pessoas não sabem que esse dinheiro existe! Nesse post você encontra isso e muito mais sobre PIS/PASEP!

PIS/PASEP

Qual a diferença entre PIS e PASEP?

PIS significa Programa de Integração Social e PASEP significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Portanto a diferença entre os dois é:

  • Recebem o PIS: empregados de empresa privada;
  • Recebem o PASEP: empregados de empresa pública, ou seja, servidores concursados.

Onde receber PIS/PASEP?

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, e o PASEP é pago pelo Banco do Brasil.

Quais os tipos de pagamento de PIS/PASEP?

Como falei no início do artigo, muitas pessoas conhecem o abano salarial, conhecido também como 14º. Mas além do abono salarial, existem as quotas de participação e os rendimentos dessas quotas. Vou detalhar bem para ficar bem claro.

Os tipos de pagamento de PIS/PASEP são:

  • Quotas de participação;
  • Rendimentos;
  • Abono salarial

Quotas de participação

De 1971 a 04/10/1988, os trabalhadores que já eram cadastrados no PIS/PASEP recebiam uma quota, que era um dinheiro depositado nessa conta de PIS/PASEP como se fosse uma “participação nos resultados”. E muita gente que trabalhou naquela época não sabe que tem esse dinheiro guardado!

Para sacar esse dinheiro hoje, procure o Banco do Brasil ou a Caixa Federal para verificar qual seu saldo, e confira em quais situações você poderá sacar o dinheiro:

  • Aposentadoria;
  • Invalidez Permanente ou Reforma Militar;
  • Transferência de militar para a reserva remunerada;
  • Idade igual ou superior a 70 anos;
  • Morte do participante;
  • Titular ou dependente(s) portador(es) do vírus HIV(SIDA/AIDS);
  • Titular ou dependente(s) portador(es) de Neoplasia Maligna (câncer);
  • Benefício Assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso.

Esse dinheiro pode ser sacado em qualquer dia do ano.

Rendimentos

Se você tem saldo de quotas de PIS/PASEP e ainda não sacou, todo ano é creditado juros sobre esse saldo, que são os rendimentos. Você pode sacar esse rendimento uma vez por ano, conforme calendário divulgado pela Caixa e pelo Banco do Brasil. E se você não quiser sacar o rendimento anualmente, não tem problema, ele será adicionado ao saldo das quotas, e você pode sacar tudo de vez em um dos eventos que citei anteriormente.

Abono salarial

Tem direito ao abono salarial do PIS/PASEP, de um salário mínimo, quem atender às condições:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ), remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base* que for considerado para a atribuição do benefício;
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado.

* Ano base: Por exemplo, será pago em 2015 o abono salarial correspondente ao ano de 2014. Ou seja, em 2015 terá direito ao abono quem teve em 2014 uma média salarial mensal de até 2 salários mínimos.

O abono salarial pode ser sacado conforme calendário divulgado anualmente pela Caixa e Banco do Brasil. Observe que existe prazo final para saque, quem não sacar perde o direito daquele ano.

O que mudou em 2015?

Em 16/06/2015 foi criada a lei 13.134/15 que alterou a lei do abono salarial. Apenas o valor do abono salarial foi alterado, o restante das regras do item anterior, permanece igual. A nova regra do valor do abono é:

  • Número de meses trabalhados x 1/12 do valor do salário mínimo vigente na época do pagamento.

Por exemplo: você trabalhou 4 meses, vai receber 4 x 1/12 do salário mínimo. Supondo que seja R$ 788,00 o salário mínimo, será 4 x 65,66 = R$ 262,66. OBS: 15 dias ou mais trabalhados em um mês, contará como 1 mês trabalhado.

Quando começa a valer a nova regra de valor do abono?

Apenas em 2016, quando começará a ser pago o abono referente a 2015. Hoje, 2015, vale a antiga regra e quem tiver direito, receberá um salário mínimo integral.

Quais documentos preciso para sacar o PIS/PASEP?

Apenas apresentar um documento de identidade válido. Mas para sacar quotas, será solicitado também: carteira de trabalho, título de eleitor e comprovante de endereço. Portanto, leve todos documentos para evitar perder tempo!

Perguntas frequentes

Empregadas domésticas recebem PIS/PASEP?

O abono não, pois são empregadas de pessoa física, e apenas tem direito quem é empregado de pessoa jurídica (empresa). Mas quem é atualmente empregada doméstica, pode ter saldo de quotas e rendimentos, conforme escrito no item “quotas de participação” escrito anteriormente.

Tenho dois ou mais empregos, a média salarial considera a soma de tudo?

Sim. Se você tem dois empregos, e cada um dá um pouco menos de 2 salários mínimos, você não terá direito ao abono, pois a média salarial total é maior que 2 salários.

Tenho um emprego de carteira assinada, e tenho uma empresa registrada no meu nome, receberei abono salarial?

Eu, particularmente, conheço uma situação de um empresário registrado em 2013, que recebeu abono em 2014. Não encontrei informações oficiais sobre isso, se está correto ou não, apenas encontrei um site, falando que isso seria um inconsistência de sistemas, e que se ocorrer o pagamento, pode ser solicitada a devolução. Esse site a que me refiro é o contabeis.com.br.

Era empregado(a) de empresa privada até um período do ano, e agora sou empregado(a) público, sacarei PIS ou PASEP?

É normal ocorrer a transferência do saldo da Caixa Federal (empregados empresa privada) para o Banco do Brasil (empregados públicos) devido à mudança do emprego. Mas isso pode ocorrer somente um ano após a troca, e às vezes, pode até nem mudar de banco por muito tempo. Portanto se você trocar de emprego, de privado para público e vice-versa, talvez vai ter que pesquisar nos dois bancos para descobrir onde está o saldo.

Como consultar o direito ao PIS/PASEP pela internet?

Consulte o PIS através do site da caixa, nesse link. Já o PASEP não tem disponibilidade de consulta pela internet, apenas no Banco do Brasil.

Gostou desse artigo? Não deixe de nos acompanhar também no facebook! Deixe seus comentários e compartilhe experiências com os outros leitores abaixo!

Qual é o calendário de pagamento do PASEP em 2016?

Você encontra as datas no clicando nesse link. O pagamento varia conforme o dígito do pasep.

Qual é o calendário de pagamento do PIS em 2016?

Você encontra as datas no clicando nesse link. O pagamento varia conforme o mês de nascimento do participante.

89 comments

    1. Se receber até 2 salários minimos, possivelmente vai receber. Lembrando que o governo está mexendo nas regras e ainda não sei se vai permanecer igual.

  1. Meu esposo tem uma doença q o permite tirar saldo da quotas do PASEP…minha duvida é…todo ano ele tira o PASEP…ele é cadastrado desde 01/10/87…ele tem direito ao saldo? E quanto é mais ou menos o valor?

  2. Trabalhei em empresas privadas antes de 1987, quando entrei para o funcionalismo público, agora estou me aposentando, nunca saquei nem pista nem pase, gostaria de saber se tenho algum direito.

  3. Boa tarde, gostaria de saber porque não tenho saldo de benefício na conta PIS se eu trabalhei de 2010 a 2015,no minimo de 3 meses, cada ano?Ps: nunca fiz nenhum saque. Obrigado!

  4. Olá,boa tarde!
    Estou entrando em contato com o atendimento da caixa para PIS e abono,para me informar se receberei o PIS em 2015,mas sou informada que não receberei porque não tenho quotas de PIS.
    Gostaria de saber que quotas são essas.
    Obrigada desde já.

  5. já recebi o Pis uma vez há 2 anos e esse ano fui consultar pois me enquadro nos quesitos para receber e aparece a mensagem que não receberei porque não possuo o saldo de quotas ? nem sei do que se trata isso pode me ajudar?

  6. Ola boa noite? Fui consulta pelo telefone e a secretaria eletronica disse que nao tenho rendimento e nenhum saldo..trabalho desde dezembro de 2010 e gostaria de saber se tenho direito?

    1. Tem que ter completos 5 anos, possivelmente nao tenha mesmo. Mas o pagamento desse ano ainda não foi divulgado, ligue de novo em agosto!

      1. Estou com o mesmo.problema, ligo no 0800 para consulta do pis, a informação é que não tenho o pis disponível por não ter saldo em.quotas do pis… Já saquei uma vez o pis e preencho todos os quesitos para receber, o valor deveria ter entrado hoje e nada! Sabes algo sobre isso?

  7. Trabalhei seis meses o ano passado registrada mas liguei na caixa disseram q não tenho saldo de quotas p pegar o PIS gostaria de saber por que

  8. Por gentileza, gostaria de saber qual a data de pagamento para quem possui conta poupança na Caixa, pois na pesquisa pelo site aparece disponível somente a Quota de Rendimentos.

  9. Olá,boa tarde!
    Estou entrando em contato com o atendimento da caixa para PIS e abono,para me informar se receberei o PIS em 2015,mas sou informada que não receberei porque não tenho quotas de PIS.
    Gostaria de saber que quotas são essas.
    Obrigada desde já.

  10. Oi ligueibpra saber do meu pis e disse que nao tenho cotas mais sempre recebi e tenho conta na caixa faço aniversário em abril sera que so vou receber ano que vem?? Me ajude

  11. Oi boa tarde…gostaria de saber o que é cota é que minha vizinha nao tem esse direito no pis de 2015 dis que nao tem saldo de cota se ela tar trabalhando des de março de 2014 ate hj…porq nao tem direito no pis…por favor a respoata to intrigada com isso

  12. Boa noite.. Ano passado recebi meu PIS normalmente.
    Já esse ano a caixa diz que não tenho PIS por não ter saldo de cotas.
    Alguém pode me explicar isso por favor???

  13. Recebo o Pus já faz 2 anos aí fui liga pra saber quando era pra mim sacar o dinheiro eles disseram :
    Não há valores de rendimento para receber por não possuir saldo de cotas do Pis. Pode me explicar não entendi.

  14. Boa tarde! Percebi que algumas pessoas estão com o mesma dúvida que eu. Quando consulto o saldo do pis tem a mensagem dizendo que eu não possuo saldo por não possuir cotas, e você pediu para consultarem em agosto, porém consultei hoje dia 08/08 e continua com mesma mensagem. O que devo fazer? Obrigado!

    1. Oi Paulo, veja: abono é diferente de cotas. Todo mundo quer saber do abono (ou popular 14º), esse precisa verificar o calendário de pagamento. Se não for data ainda, pode ser que estejam ouvindo que não possuem cotas, mas na real você não querem saber das cotas, mas sim do abono. Ficou mais claro?

  15. Ano passado eu trabalhei 5 meses de carteira assinada e fui consultar meu pis tá dizendo que estou sem cota e rendimento o que eu faço

      1. Boa tarde, isso quer dizer que o 0800 so passa a informar se vou receber a partir da data do calendario? Por exemplo faço aniversario em agosto e a data prevista p meu caso(nao correntista) eh dia 20/08 antes disso enqto eu ligar vai informar que nao tenho saldo de cota p o pis. Ok?

  16. Fiz uma consulta do meu pis, mas ao ligar para a caixa me informaram que não a valores para receber por não existir cotas para este pis será não vou receber já tem 5 anos que recebo
    fiquei de licença 10/10/13 a 01/04/14 sera isso vai impedir de receber sendo que trabalhei normal quando retornei me ajude

  17. Olá Bom dia!
    Hoje ao ligar para caixa para saber informações do meu pis me informaram que não existia valores de cota para este pis minha dúvida é que no ano de 10/2013 fiquei afastada ate 01/04/2014 será que não vou ter direito peço que me ajude obrigado

  18. Boa Noite.

    Estou na mesma situação de muitos, como pude perceber nos comentários.
    Entrei na pagina da Caixa onde entra com o numero do pis e senha, lá fala que não a pagamento pois não há saldo de cotas disponíveis, o mesmo acontece quando ligo. Ano passado recebi normamente, e ano passado também estava trabalhando de carteira assinada.
    Faço aniversário agora dia 28/08 então já era para estar aparecendo valor e data de recebimento. Inclusive uma amiga minha que vai receber em outubro, quando ela entra no site, está escrito ‘A RECEBER’ e o valor. Não estou entendendo o porque não vou receber.

  19. Acredito pelo qur li nos post, que todos estão com o mesmo problema, ligando pra saber o saldo do pis e ouvem a mensagem de que não tem, por não terem saldo de quotas do Pis, eu deveria ter recebido hoje, ou ter sido creditado em conta corrente! Será que existe algum numero para ligar e esclarecer essa dúvida?! Desde já obrigada!

  20. Boa tarde, nasci em agosto e a data para pagamento do meu pis é hoje conforme o novo calendário, porém fui no site da caixa, com o cartao cidadão, e não consta pagamento. Liguei para a Caixa e informaram a mesma coisa que os demais acima “não há valores para receber por não existir cotas para este pis” . Ano passado trabalhei em 2 empresas, consultei o RAIS e as duas cadastraram corretamente. O que devo fazer agora ?! Existe a possibilidade de o pagamento não ser feito no dia, no caso a partir do dia estipulado??

  21. Olá, conforme o atual calendário deveria estar disponível meu abono do PIS, porém, tanto no 0800 quanto na consulta no site da CEF obtenho a mesma resposta, conforme outros relatos acima: (Não há valores de rendimento para receber por não possuir saldo de cotas do PIS).
    Entendi a diferença entre o abono e as cotas, porém apesar da correta consulta, esta é a resposta que obtenho, apesar de me enquadrar nos demais requisitos e receber anualmente. Como procedo para dirimir estas dúvidas? Algum canal oficial com orientações mais direcionadas?

  22. hoje é 25/08 e pelo calendario recebo dia 17/09 , sei que tenho direito , mas ao consutar via ineternet diz que não há beneficios para este Pis. Como procedo?

  23. Gostaria de saber como proceder, pois este ano não gostaria de sacar os rendimentos do PASEP, deixando incorporar no saldo da minha conta do Fundo; mas na empresa que trabalho, o crédito é para conta corrente. O que devo fazer?
    Grato
    Simone Duarte

  24. Fui na agência da caixa ontem , e o rapaz que me atendeu disse que muita gente nem faz idéia do que seja esse PIS/PASEP , a maioria só sabe de FGTS . Eu acho isso um absurdo ! Muita gente passando necessidade e sequer sabe de que tem dinheiro á receber . Deveria haver mais informaçãoes sobre esses direitos tanto nas empresas como nos bancos .

  25. Olá, tanto no 0800 quanto na consulta no site da CEF obtenho a mesma resposta, não há valores de abono salarial por não ter informaçåo salarial na RAIS. Sendo que ano passado recebi normalmente. Como proceder nessa situação? Obrigado.

  26. Olá meu tio está com câncer e ele só pega o rendimento do pasep ele é funcionário da prefeitura, então queria saber se nesse caso ele tem direito a receber o saldo da honta fo pasep?

  27. Meu marido faleceu em 2015, ele tinha sua carteira assinada desde 1996 até 2015 em empresas privadas, ele sempre retirou o abono anual do Pis. Agora depois que ele faleceu será que tenho direito ao saldo do Pis.

  28. Boa noite..tenho carteira assinada desde 2009 e esse ano (hoje) liguei p sac da caixa e digitei o número do meu pis e a informação que atendente disse foi…
    Não há valores de rendimentos do pós para receber por não possuir saldo de cotas do pis, não há valores de abono salarial por não haver informações de rais (raios) no ano base….o qie qier dizer isso?porque não tenho pis esse ano?

    1. Rais até onde sei são as informações prestadas pelo teu empregador. Então tem que verificar se o teu empregador fez as declarações formais direitinho de que tu é empregada!

      1. Meu avô faleceu e minha avó passou a ser beneficiaria da pensão. Minha avó também faleceu e já faz dois anos que recebemos uma carta do bando do brasil com saldo nomeados de cdb. O que façamos?

        1. Vão ter que verificar quem são os herdeiros para poder sacar. Verifique com um advogado a possibilidade de fazer um alvará judicial para saque disso.

  29. Olá. Gostaria de saber como faço para meu pai com idade(75)anos possa receber a quota do pis.
    Mas tem um problema, ele não tem a carteira profissional e nenhum dado o número da carteira profissional.
    Tirei extrato do pis do meu pai, neste extrato consta um valor a receber. Por favor oriente-me nesta situação.
    obrigada.

  30. Olá tenho 46 anos e estou desempregado a quase um ano tenho registro na carteira desde 1984 fui informado que de acordo com a lei 142/04 quem estiver desempregado e tiver mais de 45 anos pode sacar as cotas do pis procede está informação?

  31. Oi estou com câncer trabalho desde 2001 com carteira assinada, gostaria de saber se tenho direito a este saudo de cotas pois tenho 31 anos desde já obrigada.

  32. Trabalhei ergistrada de 01/12/1987 a 03/03/1994, tenho de cota no PIS só 120,00 e nunca, nuca tirei desde que saí do emprego em 1994 meus rendimentos, e meu rendimento este anos é de apenas 7 reias. quando tentei tirar meu rendimento diziam que eu tinha 50,00 mas nunca conseguir tirar diz que tinha divergências em meu registro, hoje vejo que sim na minha acrteira consta um CGC de apenas 12 números e no registro na caixa quando entro na conta do FGTS consta outro CNPJ daí com 14 números. e até minha conta inativa de FGTS tem 50,00. O que me preocupa será que stou sendo lesada no PIS por isso, achei muito pouco o que eu tenho pra retirar quando edr pra retirar, que acho inclusive que é só após os 70 anos, pois não trabalhei mais registrada desde 1994.o que devo fazer? na caixa quando fui uns anos atras não resolveram nada e não apagram emu erndimento de 50,00 e agora é só 7,00!!

  33. boa tarde! meu nome é suelí! recebo PASEP há 3 anos pelo Banco do Brasil, e no ultimo dia 17 o BB me informou que o meu pis virou pasep e está sendo administrado pela Caixa Econômica Federal, detalhe eu nunca trabalhei em empresa privada. não sei o que fazer alguém já viu isso acontecer?

  34. Recebi o PIS este ano ano passado não no comprovante sai escrito existe abono anterior procurar a caixa será que vou receber o do ano passado

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não responderei perguntas duplicadas.
  • O prazo médio de resposta é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *