Vai viajar ao Uruguai? Use seu cartão de crédito ou cartão pré-pago!

Quem vai viajar ao Uruguai terá benefícios ao usar o cartão de crédito ou o pré-pago (débito) para pagar seus gastos. Continue lendo esse artigo e veja como você pode gastar menos em sua viagem ao Uruguai.

Os brasileiros que usam o cartão de crédito no exterior sabem que irão pagar 6,38% de IOF (imposto sobre operações financeiras) sobre o valor da compra/pagamento, a cobrança do IOF virá diretamente na fatura do cartão de crédito. Quem opta por viajar ao exterior com cartões pré-pagos (débito), ou seja, aqueles que você carrega na moeda do país que você vai viajar, terá de pagar o IOF de 6,38% no momento em que faz a carga ainda no Brasil, antes de viajar.

Devido a esse imposto, muitos turistas tem optado por levar dinheiro em espécie em suas viagens ao exterior, pois para comprar “dinheiro vivo” o IOF é bem mais leve: 0,38%.

Uruguai

Turismo no Uruguai?

Se você for viajar para o Uruguai, esqueça o IOF brasileiro, mesmo que você tenha que arcar com esse custo, fazer algumas de suas compras/pagamentos com cartão de crédito ou com cartões pré-pagos terá uma grande vantagem.

No final de 2012, o governo do Uruguai estabeleceu isenções de impostos uruguaios para os turistas estrangeiros. A validade das medidas já foram prorrogadas algumas vezes, e no momento elas tem validade até 31 de julho de 2014.

Quais compras/serviços vale a pena pagar com o cartão de crédito ou com o cartão pré-pago no Uruguai?

O IVA (Imposto de Valor Agregado) é um imposto uruguaio e gira em torno de 20% do valor do serviço/produto. O turista estrangeiro ganha isenção desse imposto quando efetua o pagamento com seu cartão de crédito ou com seu cartão pré-pago em alguns tipos de compras/pagamentos.

Nos casos a seguir, você receberá automaticamente o desconto do IVA na fatura do cartão.

  • Restaurantes, bares, cantinas, confeitarias, cafeterias e similares;
  • Passeios turísticos;
  • Locação de veículos.

No caso a seguir, você também receberá desconto do IVA, mas não automaticamente:

  • Compras feitas em lojas com o selo Tax-Free. Nesse caso você deve sair da loja com os papéis preenchidos e ao sair do país, deverá apresentá-los nos postos de reembolso do aeroporto ou do porto.

E ainda existe um outro tipo de desconto concedido a turistas estrangeiros:

  • Desconto de 10,5% sobre o valor do aluguel de imóveis para fins turísticos, somente se o aluguel for realizado através de imobiliária registrada, desde que o pagamento seja efetuado com cartão de crédito/pré-pago.

Nesses casos vistos, você tem o gasto de 6,38% de IOF, seja no cartão de crédito ou no cartão pré-pago, mas você receberá de desconto mais do que isso. Nos casos de isenção do IVA, você ganha algo em torno de 14% de desconto efetivamente (ganha 20% desconto do IVA, paga 6,38% IOF).

O que não vale a pena pagar com o cartão de crédito ou com o cartão pré-pago no Uruguai?

  • Hotéis: Apresentando sua documentação de estrangeiro, automaticamente será concedido o desconto do IVA, independente se você pagar em dinheiro ou com qualquer cartão. Portanto, se você pagar com cartão de crédito ou cartão pré-pago terá de pagar pelo IOF.

Mais informações sobre os descontos do governo uruguaio aos turistas estrangeiros, e sobre prorrogações das medidas, acesse diretamente o site do Governo Uruguaio clicando aqui.

Outras dúvidas ou dicas a outros viajantes, não deixe de fazer seu comentário aqui no Dicas Bancárias.

2 comments

  1. Olá! Muito elucidativo o blog, estão de parabéns!!
    Estou indo para Montevideo no dia 24 de fevereiro e não possuo cartão de crédito internacional. A lei de devolução do IVA continua renovada, mas estou com dúvidas quanto ao cartão pré-pago: no caso do cartão de crédito, o IVA vem extornado na fatura, correto? E no pagamento com pré-pago, como funciona esse extorno?? Ele é feito com dias de “atraso” ou no momento da compra?
    Li muitos blogs e isso não ficou claro pra mim ainda…

    Obrigada pela ajuda!!!! 😀

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não responderei perguntas duplicadas.
  • O prazo médio de resposta é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *