Você sabe como preencher um cheque?

É normal e muito comum existirem dúvidas quanto ao preenchimento do cheque. É muito importante você preencher o cheque corretamente para minimizar a possibilidade de uma fraude, de ele não ser pago/aceito, etc.

Antes de mais nada, preciso deixar bem claro que tanto aquela pessoa que está emitindo o cheque, quanto a que está recebendo, precisam estar atentas às regras para que nenhuma das partes seja prejudicada.

Nesse post você vai encontrar as dicas sobre como preencher um cheque, e se ainda ficar dúvida, escreva nos comentários que responderei! Confira:

Como preencher um cheque?

Peguei o cheque abaixo na internet apenas como modelo para ficar mais fácil de entender.

cheque

  • Valores
    • Em números: coloque um # antes e depois do número, para evitar que haja acréscimo de números;
    • Por extenso: Comece escrevendo no início (logo após “a quantia de”), pois também evita que sejam acrescentadas palavras para adulterar o valor. Os centavos, você não precisa escrever, observe que no cheque diz “e centavos acima” (neste do modelo não tem, mas nos cheques reais tem). Não precisa colocar os parenteses antes e depois, é opcional.
  • Campo nominativo “a”
    • O exemplo acima está correto. Diz:” a Casa Jose Antonio”, e lá no final tem o telefone (esse não é obrigado colocar, mas é uma boa ideia). Por que isso é importantíssimo? Porque se o cheque não compensar por falta de fundos ou outro motivo, o emissor do cheque vai descobrir com quem está o cheque através da microfilmagem que o banco fornece. Essa empresa ou pessoa que está descrita nessa linha é a verdadeira beneficiária do cheque, independente de quantos endossos tiverem atrás, é ela que vai emitir uma carta de anuência, por exemplo.
    • Cheques acima de R$ 100,00 é obrigatório estar escrito o nome de alguém nesse campo, senão o cheque não compensará.
    • Preencha o nome completo. Se você é beneficiário e preencher só Maria, na hora de dar uma carta de anuência, qualquer Maria poderá livrar o devedor.
  • Cidade
    • Não é obrigatório preenchimento em caso de depósito. O banco não devolve, mas é importante porque se ocorrer qualquer processo judicial, a cidade será a indicada no cheque.
    • Preencha a cidade de sua moradia, ou a da sua agência bancária.
  • Data
    • Dia: em numeral
    • Mês: escrito por extenso. O cheque é devolvido se ao invés de estar escrito maio, estiver 05.
    • Ano: em numeral.
  • Assinatura
    • Assinar de acordo com a sua assinatura registrada no banco.
    • Troquei de assinatura, e agora? Vá ao banco, na agência da sua conta, e troque lá também.
  • Anote no canhoto
    • Tenha o hábito de ter o controle máximo dos seus cheques: para quem passou, a data combinada, o valor, etc. Porque se tiver qualquer problema você vai saber quem procurar.

Dúvidas frequentes

É necessário cruzar um cheque?

Não é obrigatório. Se o cheque estiver cruzado somente será pago através de depósito em conta, e se não estiver cruzado, poderá ser pago na boca do caixa. Essa é a diferença.

E se o valor por extenso está diferente do numérico?

Vale o valor escrito por extenso sempre. Já peguei um caso de estar escrito “dois mil reais”, e na parte numeral estava “R$ 2.200,00”. Conclusão: esse cheque vale dois mil reais.

Passei um cheque sem fundos, quero recuperar o cheque para limpar meu nome, como faço?

Se você não sabe para quem passou, pode procurar o banco para solicitar uma microfilmagem do cheque. Lá você vai ver para quem está nominal. Mas aí que existem vários problemas:

  • A microfilmagem do banco pode ser bem ilegível, você vai ver que tem um João lá no início, mas o resto está difícil de entender;
  • Pode ter abreviação no nome, etc.

Veja como é fundamental manter controle, e de você preencher os dados corretamente no campo nominativo, qualquer problema depois será fácil de resolver.

Veja mais sobre exclusão de ccf.

Coloquei uma data, mas o beneficiário depositou o cheque antes e não tinha saldo. E agora?

O cheque é uma ordem de pagamento à vista, ou seja, a pessoa deposita quando quiser. O que importa é a boa fé dela em depositar na data combinada.

A data somente servirá para fins de prazo de prescrição (que é quando o cheque não será mais válido e o banco não pagará). O prazo de prescrição é:

  • prazo de apresentação, que é de 30 dias, a contar da data de emissão, para os cheques emitidos na mesma praça do banco sacado; e de 60 dias para os cheques emitidos em outra praça; e
  • prazo de prescrição, que é de 6 meses decorridos a partir do término do prazo de apresentação.

Disponível em BACEN.

Estão me pagando em cheque, está preenchido bem de acordo com as regras, ainda corro algum risco de não receber?

Corre. A verdade é que existe fraude com cheques de gente mal intencionada.

Você fechou um negócio e vai ganhar o pagamento em cheque? Não transfira sua propriedade/bem antes da compensação dele. O melhor nesses casos é sempre receber transferência através de DOC/TED.

Além disso, o cheque pode não ter fundos, etc. Ou seja, sempre muito cuidado, o ideal é ainda fazer uma consulta SPC/SERASA.

Outros posts relacionados ao assunto: motivos devolução de cheque, protesto de cheque, tive cheque devolvido: como proceder.

Qualquer dúvida/sugestão, estou a disposição. Continue me acompanhando no facebook! Um abraço e até a próxima!

33 comments

  1. Boa tarde. Uma vez no meu banco, devolveram o cheque de um cliente porque não tinha o nome da cidade preenchido. Quando me passarem sem o nome da cidade, posso eu mesma preencher?

  2. Eu preenchi o valor por extenso com um erro, tipo falei primeiro os centavos. O banco paga se eu escrever de forma​ correta atrás e o dono assinar? Ele assinou frente e verso.

  3. Eu preenchi um cheque, e na hora de escrever a quantia em reais, eu não escrevi a palavra “reais” na frente do valor e já fui logo para os centavos (Cento e sessenta e nove e trinta centavos), o banco irá voltar meu cheque quando a pessoa depositar? Eu me prejudicarei quanto a isto? Obrigado

    1. Depende um pouco do caixa do banco, mas o certo é não aceitar e você substituir o cheque por erro de preenchimento. Você não se prejudica.

  4. É obrigatório o preenchimento no verso, da agência e conta? e esta informação é do emitente(depositante) ou do beneficiário? Posso por o CNPJ da empresa beneficiária atrás do cheque também, ou o banco devolve?

    1. Bom dia, não é obrigatório preenchimento no verso se você for depositar na conta, mas é bom pois se o cheque voltar facilita a vida de quem emitiu o cheque para encontrar você posteriormente. Pode colocar o CNPJ atrás também, telefone, e qualquer coisa mais que quiser, não impacta nada.

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não responderei perguntas duplicadas.
  • O prazo médio de resposta é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *