Nesse artigo você confere por que às vezes algumas compras com o cartão de crédito não são aprovadas. Confira!
Se você passou o seu cartão de crédito e não foi aprovada a compra, veja a seguir alguns dos motivos mais comuns de ocorrências e o que fazer:
Erro de senha
A própria maquininha irá informar que houve erro de senha, e você ode tentar de novo. Cuidado pois geralmente a senha é bloqueada na terceira tentativa!
Crédito não está liberado
Talvez você tenha um cartão que seja múltipla função, ou seja, débito e crédito. Aí você sempre usa seu cartão no débito (desconta da conta na hora), mas ao tentar passar no crédito a compra não é aprovada, o que pode estar acontecendo? Pode ser que a função de crédito não esteja liberada, nesse caso é necessário ir na sua agencia para solicitar a liberação.
Aproveite e já leve comprovante de renda, pois possivelmente será necessária atualização de cadastro para verificar o limite de crédito.
Falta de limite
Pode ser que você estourou o limite do seu cartão de crédito. Nesse caso você deve pagar a fatura para que o limite seja liberado novamente.
OBS: é normal que o banco libere sempre um pouco a mais do seu limite para que você não “fique na mão” por causa de poucos reais. Por exemplo: se o seu limite é R$ 1.000,00, existe um limite a extrapolar de mais uns R$ 50,00, sendo total de R$ 1.050,00.
Preciso esperar o vencimento da fatura do cartão para pagar e liberar limite?
Não. Você pode pagar antecipado, tudo ou uma parte, e o valor que foi pago fica liberado novamente.
O banco detectou algum indício de fraude
Já vi isso acontecer na internet, onde ao tentar fazer um pagamento o banco detecta uma certa irregularidade ou anormalidade e bloqueia o seu cartão. Nesse caso entre em contato por telefone no 0800 que está no seu cartão para informar a compra e solicitar liberação.
Compra no exterior/site internacional
Para compras no exterior ou em sites internacionais é necessário que o seu cartão seja internacional. Nem todos os cartões são internacionais, alguns são só para uso no Brasil e outros para uso em qualquer lugar do mundo.
No próprio cartão está escrito se ele é internacional ou de uso só no Brasil. Veja:
Habilitação uso no exterior
Se você tem um cartão internacional, é comum que os bancos solicitem que você informe que quer habilitar o uso no exterior. Essa é uma medida adotada para evitar fraudes.
Portanto se você tem um cartão internacional, e não está conseguindo comprar no exterior ou em site internacional, é possível que seja necessário habilitar “a função de uso no exterior”. Isso pode ser feito na agência, terminais de auto-atendimento ou internet acessando a sua conta.
Continue me acompanhando também no facebook! Até a próxima!