Diferença entre Conta Corrente e Poupança

Toda conta corrente (exceto quando for somente conta salário) possui uma poupança vinculada. É importante saber a diferença entre conta corrente e poupança para não perder dinheiro.Conta corrente é aquela onde você movimenta seu dinheiro com frequência, ou seja, faz saques/depósitos, deixa saldo para cobrir cheques, efetua transferências para outras contas, faz pagamentos diversos, recebe seu salário, etc.

Poupança é onde você deixa seu dinheiro guardado para que ele renda juros, e render juros significa ganhar dinheiro. A cada 30 dias que você deixa o dinheiro parado na poupança, você ganha rendimentos.

Dica: Se você tem dinheiro “parado” na conta corrente, e não vai usar nos próximos 30 dias, aplique ele na poupança e resgate a aplicação assim que for usá-lo. Não é interessante aplicar dinheiro na poupança por menos de 30 dias, pois você não vai ganhar rendimentos. A aplicação na poupança não possui carência, você aplica e saca no momento que desejar.

download (1)

Uma comodidade que os bancos costumam oferecer em suas contas correntes é o resgate automático da poupança, ou seja, você deixa todo seu dinheiro na poupança e a cada movimentação que fizer na conta corrente, o dinheiro será “puxado” automaticamente da poupança. A aplicação automática também existe, que consiste em aplicar automaticamente na poupança todo dinheiro parado na conta corrente. O resgate automático é bastante utilizado pelos clientes, porém a aplicação automática não é muito utilizada.

Características da Poupança

  • Rende juros a cada 30 dias;
  • Os rendimentos entram por data base, ou seja, se você aplicar no dia 5, o rendimento será creditado no dia 5 do mês seguinte, e assim vale para todas aplicações que você fizer ao longo do mês. A única exceção são os dias 29, 30 e 31 que terão como dia base o dia primeiro do mês seguinte;
  • Não existe carência para resgate;
  • A poupança NÃO TEM TAXAS. Mas atenção: a movimentação é limitada, o que passar do limite abaixo, o banco te cobrará uma tarifa individual por cada serviço prestado (o valor você encontra nas tabelas de tarifas do seu banco). Por mês, você só pode fazer gratuitamente:
    • 2 saques
    • tirar 2 extratos
    • fazer 2 transferências para conta corrente do próprio titular
    • consultas pela internet são ilimitadas

Regras do rendimento da poupança:

  1. Para depósitos feitos até 03/05/2012: 0,5% a.m + TR
  2. Para depósitos feitos a partir de 04/05/2012:
    1. Quando a Taxa SELIC for maior que 8,5% a.a = 0,5% a.m + TR
    2. Quando a Taxa SELIC for igual ou menor que 8,5% a.a = 70% da Taxa SELIC mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento + TR

Onde descobrir qual o percentual da taxa SELIC atualmente? Visite o site do Banco Central, está na página inicial do lado direito, é o valor em percentual denominado Taxa Selic – Meta.

Características da Conta Corrente

  • É cobrada uma taxa mensal, chamada pacote de serviços ou cesta de serviços;
    • Existe um pacote de serviços que se chama pacote essencial. Regulamentado pelo Bacen, ele é gratuito e dá direito por mês a 4 saques, 2 extratos, 10 folhas de cheques, e outros. Ou seja, você não paga nada por usar isso no banco. Assim como ninguém trabalha de graça, o banco também não quer fornecer contas e movimentação gratuitamente, portanto na prática, esse pacote não é utilizado.
  • O direito de movimentação mensal na conta corrente, depende do pacote de serviços que você paga mensalmente. Existem vários pacotes justamente para atender quem usa mais ou menos a conta. Se você ultrapassa a quantidade prevista no pacote, você pagará por cada movimentação adicional.

Pacotes de serviços e tarifas de alguns bancos

Nesses links você consulta qual é o seu pacote de serviços (descubra o nome pelo valor que você paga, ou se informe no banco) e o que ele te dá direito. E a tabela de tarifas com o custo individual por transação extra.

No BACEN, você também pesquisa as tarifas por banco.

Veja mais em Tarifas bancárias: veja como pesquisar e comparar.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida? Faça seu comentário abaixo. E continue me acompanhando no facebook, sempre com novidades e mais informações!

68 comments

  1. Olá gente, boa tarde!
    Andei vasculhando pela rede a procura de uma explicação sobre o tema e não encontrei algo tão transparente, objetivo e em palavras simples que eu pudesse compreender tão facilmente!
    Obrigada!

  2. Você é ótima nas explicações. Muitos atendentes de bancos enrolam e deixam os clientes mais confusos ainda! Gostaria de saber como faço para encerrar uma conta de poupança. Disseram que é so deixar inativa, sem saldo, isso é verdade?

    1. Obrigada Julio!! Isso é verdade sim, mas eu gosto de ser cuidadosa com os clientes, e acredito que o cliente fica mais tranquilo ao sair do banco com uma folha de encerramento da conta, mesmo poupança. Eu preferiria solicitar encerramento.

  3. muito útil essas informações e tanben e legal saber que tem pessoas que não só pensam no trabalho em querer levar a melhor e receber no final do mês pois por inguinorancia e destratamento não faria uma pergunta dessas na minha ajencia nem me pagando mesmo pela simplicidade do assunto pois por coisas menores já foram maltratados

  4. Muito bem explicado, mas faltou explanar sobre as mesmas, em especial a conta corrente. Ex:. Quantidade de extrato por mês, valor dos extratos após exceder o limite de retirada do mesmo, juros por movimentação da conta corrente etc.

    Obrigado!

    Att,
    Anônimo.

  5. Olá
    Tenho uma dúvida enorme,quero abrir uma conta mais não sei qual é a melhor:conta corrente ou poupança, essa conta é só para meu marido receber o salário dele,mais é em meu nome,pois todo mês ele recebe em cheque, ai nos complica né.
    Grata

    1. Para receber salário, 99,9% das empresas só aceitam conta corrente e não poupança. Ele tem que abrir uma conta corrente para ele.

  6. Sobre a sexta de serviços da conta corrente:
    Há os serviços essências gratuitos, não sendo o cliente obrigado a pagar taxas pelos servicos por ter CC no banco. A única taxa realmente obrigatória é a manutenção de conta

  7. Boa noite, tenho uma duvida….estou a um mês movimentando a minha conta corrente no Santander, ela estava sem movimento a pelo menos 06 meses. Tenho 500,00 reais na poupança, poupança programada de 150,00 reais, uma capitalização de 100,00 reais mensais, seguro de vida e meu pacote de serviços é o básico, estou com 5.5 (cinco pontos e meio). Minha gerente disse que tenho que movimenta-la através de depósitos para conseguir atingir os 07 pontos que preciso. A minha duvida é a seguinte….se eu sacar o dinheiro da poupança e depositar na conta corrente constantemente, isso gera movimentação a ponto de atingir a pontuação que preciso ?

  8. Prezados,

    Essas informações, principalmente, acerca da conta poupança vinculada, estão disponíveis em qual (is) regulamentos? Tem fonte disponível? Agradeço se fornecer.

    Marcus

    1. Oi Marcus, não sei se existe um regulamento sobre isso, até porque cada banco oferece o seu serviço. Sobre a vinculação, os grandes bancos possuem a vinculação entre conta corrente e poupança, mas é um serviço que prestam, até porque todo banco que rentabilizar seus clientes (ofertar produtos e serviços), mas creio que não exista obrigatoriedade ou regulamentação.

  9. Boa tarde . Tou querendo abrir uma conta em que eu possa juntar dinheiro e tirar só quando for preciso. Qual melhor opção pra mim poupança ou conta corrente.

  10. Estou em dúvida entre conta corrente ou poupança, meu esposo estar em outro país, e precisa mandar dinheiro para mim, qual é a melhor, poupança ou corrente?

  11. Se a conta é com resgate automático ..o cliente continua tendo o mesmo rendimento da poupança?
    Apesar da movimentação de resgate o rendimento é garantido?

    Obrigada

  12. Tenho conta corrente e poupanca no mesmo cartao mais queria ficar so com a poupanca e disseram pra mim que nao poderia fechar a conta corrente se nao cancelaria a poupanca tambem. Posso abrir outr poupanca em outra agencia do mesmo banco?

  13. Olá! Gostaria de saber se da minha conta poupança da caixa posso realizar doc ou ted para conta corrente do banco do brasil? Minha conta é apenas poupança, não sendo vinculada a nenhuma conta corrente.

    1. Oi Guilherme, não sei te dizer específico da Caixa. Te oriento a ir lá perguntar. Depois seria muito legal se voltasse aqui para me contar!

  14. tenho conta poupança,e uso sempre mais tenho uma corrente vinculada que não estou usando no momento,gostaria de saber por não estar movimentando a corrente terei complicações futuramente.

  15. Bom , tenho uma dúvida . Deveria ser devolvido um dinheiro , mas disseram que foi depositado num conta corrente/poupança , tem lá o nome certinho , cpf , os dados , numero da conta , foo do cartão , mais a conta é só poupança . Tem como ter depositado em outra conta ?

  16. Ganho por dia e queria poder abrir uma conta onde eu possa depositar toda semana e retirar uma parte no fim do mês mas deixar a outra guardada, qual é a melhor conta pra isso?

    1. COnta corrente, e enquanto não usa o seu dinheiro, aplique em fundo de renda fixa de curto prazo ou CDB. Procure um com resgate e aplicação automática para facilitar a vida!

  17. Olá , Pra mim que comecei a trabalhar a pouco tempo e queria ter como “guarda” um pouco do dinheiro pra eventuais necessidades, e pensando no futuro qual é a melhor conta corrente ou conta poupança?

  18. Olá Juliane! Ótima explicação, mas ainda tenho uma dúvida!
    Uso minha conta poupança operação 013, pra receber meus proventos da empresa a qual presto serviços… Gostaria de saber se caso eu não sacar todo o dinheiro, deixar um certo valor e ficar sem mexer por 30 dias, se renderá juros? Ou se a empresa fizer novo depósito valerá como movimentação? Ou há alguma informação sobre isso que eu precise saber… Te agradeço desde já.

  19. Olá Juliane, sou financiado pelo FIES atravéz do bando da caixa. Recebi um cartao em conta corrente para ta depositando o pagamento dos jurus trimestralmente, porém não me falaram sobre pagamento de manutenção de conta. Um amigo que me disse q conta corrente paga manutenção e fiquei sabendo agoras após um ano. Será q tem algum problema? Tô cm alguma dívida sobre isso?

  20. Oi sera que voce poderia me ajudar por favor ? Tenho 18 anos e quero comecar a vender produtos pela internet portanto vou fazer retiradas constantes assim que deposirem na minha conta ..entao a melhor escolha seria conta corrente nao e ?

  21. Trabalho no CIEE, recebo todo dia 05 do mês,sendo depositado direto na minha conta do bradesco.. porém eu deixo meu dinheiro no banco e so faço saque quando preciso do dinheiro, USO CONTA CORRENTE..
    Devo mudar?

    1. Sim! Uma vez que a quantia que você deixar o seu dinheiro lá o mesmo vai desaparecendo, isto porque o banco cobra taxa de manutenção de conta (como ta escrito no artigo acima) e todo mês irá descontar essa taxa. Então, se você deixar R$20 na sua conta e o banco cobrar uma taxa de R$5, em 4 meses esses R$20 já eram. Há também a opção de resgate automático da poupança, após trinta dias que o seu dinheiro ficar parado na conta corrente é transferido automaticamente para a conta poupança. Entre no site de seu banco ou vá até sua agência para mais informações.

  22. Nesse resgate automático, o banco cobra algum juro, tipo quando fica o saldo devedor , e ele automaticamente puxam da minha poupança. Já tem uns 2 meses que tiro dinheiro assim com resgate, e queria saber , se eu posso tá devendo juros e não sei.

  23. Olá abrir uma conta Corrente poucos dias cobram uma taxa mensal de 24.00 porque Escolhi o pacote proporcional III 24.00 Itaú está taxa mensal desconta direto da minha conta?

    1. Sim, desconta direto da conta. A data específica depende e você pode escolher se for ao banco. Mas sugiro perguntar por pacotes de serviços mais baratos, 24 reais por mês é muita coisa.

  24. Boa noite!
    Seu poste me tirou uma dúvida sobre abrir uma conta corrente ou poupança.
    Mas queria saber também se com uma conta poupança teria a disponibilidade de um cartão de crédito e débito ao mesmo tempo. Obrigado pela atenção.

    1. Obah era mesmo o que estava precisar muito obrigado a todos que que tem feito posts sobre assuntos do interesse publico especialmente o povo Brasileiro nunca fiz uma pesquisa de algo e nao ter encontrado a resposta e por mais incrivel que pareca a cada pesquisa redireciona primeiro aos sites, blogspots ou portais Brasileiros. Muito agradecido Eu sou de Maputo Mocambique e tenho aprendi muito com voces…. Agradecido do fundo do coracao…

  25. Por favor, tenho conta poupança há pelo menos 10 anos e pago um valor alto para sua manutenção. Hoje em dia quero passar a minha cc para poupança, mas o gerente disse que não é possível.
    Isso é verdade? Porque uma poupança pode virar conta corrente, mas o contrário não? Tem alguma lei que obrigue isso? Não queria perder meus dados bancários. Quero não pagar mais cc já que não utilizo os benefícios oferecidos.

    1. Pode transformar corrente em poupança sim. Porém não pode seguir movimentando na poupança normal, poupança é para poupar! Qualquer coisa encerre e troque de banco.

  26. Alooo pessoal Boa tarde eu sou de Africa Moçambique, em primeiro lugar agradecer a todos que perdem ou deixam seus afazeres para postar algo que vai nos ser muito util nas nossas tarefas do dia a dia. Em especial ao povo brasileiro que muito tem ensinado e ajudado as pessoas ao redor do mundo Hoje os meus parabens vao para voce Juliane comecei a trabalhar agora no Banco e como todos ja sabem o que a gente estuda e totalmente do que a gente vive no terreno principalmente trabalhando com clientes. Enfim lendo tudo que foi postado aqui e debatido ja aprendi muito… Boa sorte a todos… Abraços.

  27. Oi, eu estou querendo juntar dinheiro pra tirar carteira de motorista, então queria abrir uma conta mais não sei qual pois pois eu teria q sacar pelo menos 2 vezes por mês !! Queria saber se o banco cobra uma taxa por cada saque ou se eles cobram por ter uma conta poupança todo mês ?? Obg

  28. OLÁ BOA NOITE .
    ACABEI DE ACHAR ESSE SITE ,SEM QUERER .
    PORÉM GOSTARIA DE SABER EU TENHO UMA CONTA CORRENTE CONJUNTA COM A POUPANÇA,TENHO UM VALOR NESTA CONTA, VEJO QUER NÃO ESTOU TENDO REDIMENTO NA POUPANÇA. JÁ TEM SEIS MESES

  29. Olá, quero abrir uma conta so pra depositar!
    A conta poupança seria a indicada?
    Tem um tempo,tipo anos para fazer a retirada do depossito ou quando eu prescisar posso tirar?

  30. Boa Noite. Estou querendo abrir uma conta para receber o salário , juntar dinheiro e gastar somente quando necessário. Porém só quero abrir uma conta. Qual é o mais indicado para meu caso, corrente ou poupança?

    1. Bom dia. Você abre conta corrente, pois nela irá receber salário, e na mesma conta você terá a poupança, que então pode usar para guardar o que sobra!!

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não responderei perguntas duplicadas.
  • O prazo médio de resposta é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *