É seguro fazer compras com cartão de crédito na internet?

Olá leitores(as)! Hoje temos um assunto muito importante e que gera muita dúvida entre os clientes, mais especificamente aqueles que usam cartão de crédito e fazem compras na internet!

A pergunta é: É seguro fazer compras com cartão de crédito na internet? Essa dúvida existe porque, ao fazer uma compra na internet, precisamos colocar todos os dados que tem no cartão e não é solicitada nenhuma senha, aí bate aquela desconfiança: “Quer dizer que basta ter esses dados para fazer uma compra? Assim qualquer um pode copiar e fazer compras no meu nome.” A resposta é: Sim, qualquer um pode fazer compras no seu nome tendo os teus dados.

Mas não se assuste, compras pela internet tem sido cada vez mais comuns, então não deixe de aproveitar para usar seu cartão de crédito e juntar pontos para trocar por prêmios depois! Basta você cuidar um pouco! Me acompanhe que vou dar dicas de segurança!

Quais dados são solicitados para efetuar uma compra via cartão de crédito na internet?

Você vai ter que digitar:

  • Número do cartão
  • Nome que está impresso no cartão
  • Validade do cartão
  • Código CVV, também conhecido como código de segurança (três digitos)

Veja onde encontrar esses dados:

cartão de crédito

Ou seja, se alguém copiar os dados do meu cartão, pode fazer compras na internet?

Sim, pode. Portanto aqui está a primeira dica: jamais deixe alguém ter acesso ao seu cartão de crédito de forma que possa copiar todos os dados e posteriormente comprar no seu nome.

Sendo assim, sempre tome cuidado com o seu cartão, mantenha ele sempre consigo. E quando for a uma loja fazer uma compra, não deixe o caixa/atendente levar seu cartão para longe dos seus olhos.

Lembre-se: apenas compras pela internet funcionam com os dados e sem a senha. As compras presenciais exigem a senha.

Como vou saber se o site onde estou digitando meus dados é confiável?

Você precisa saber que está digitando seus dados em um site confiável, onde não haverá roubo de dados. Se você não conhece o site onde fará a compra, sempre tome a precaução de procurar se ele é confiável, existem algumas formas para isso, e uma delas é:

  • Digite no google: “Loja X é confiável” – e vai aparecer alguns links do Reclame Aqui, e o site do Ebit. Faça uma pequena leitura da opinião das pessoas e da avaliação da loja no Ebit para saber se pode ou não confiar.

Tem como o banco me avisar das compras que eu fiz?

Os bancos possuem o serviço de enviar uma mensagem SMS para o cliente quando uma compra é efetuada. Isso aumenta a segurança para os bancos e para o cliente, uma vez que você se sentirá mais seguro e o banco evitará reclamações de devolução de dinheiro.

Meu banco possui o cartão de crédito virtual, é mais seguro?

Sim, ele é mais seguro. O cartão virtual nada mais é do que uma numeração diferente daquela que você tem no cartão físico, mas que acessa a mesma conta. Podem ocorrer problemas com essa numeração se ela for roubada também, mas é mais uma forma de se precaver de ações de roubo.

Acompanhe a sua fatura do cartão de crédito!

Adquira o hábito de olhar as suas compras na fatura do cartão de crédito toda semana, faça isso pelo Home Banking é prático e fácil! Assim, já poderá verificar se existe alguma compra que você não fez e fica mais ágil o processo de reclamação junto ao banco.

Cuidei todas as dicas acima, e mesmo assim fizeram uma compra no meu nome, o que faço?

Veja esse post: Meu cartão de crédito foi fraudado, o que faço?

Esse post ajuda a mostrar que com um pouco de cuidado você pode usar seu cartão de crédito na internet sem problema algum! Claro você ainda pode optar por fazer as compras no boleto, depósitos e outras formas que os sites disponibilizam, mas não deixe de usar o cartão de crédito por medo. Além disso, quanto mais comprar no cartão, mais pontos irá ganhar!

Continue me acompanhando no facebook! Até a próxima!

4 comments

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não responderei perguntas duplicadas.
  • O prazo médio de resposta é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *