Você vai ser avalista ou fiador? Veja dicas para evitar supresas

Esse artigo vai tratar sobre um assunto muito comum para quem lida diariamente com empréstimos e financiamentos nos bancos: fiador e avalista. Mas afinal o que é isso? E o que isso pode ocasionar?

fiador

O que é a figura do fiador ou avalista?

Em alguns casos quando uma pessoa vai fazer um empréstimo ou financiamento em uma instituição, é exigido um fiador ou avalista.

Na prática, o fiador ou avalista é  uma pessoa que vai assinar o contrato de crédito junto com o cliente se responsabilizando junto pelo pagamento da dívida.

Qual a diferença entre avalista e fiador?

Em alguns tipos de crédito é exigido avalista e em outros fiador. O cliente não tem poder de dizer se quer um ou outro. Não é objetivo desse artigo esmiuçar a diferença entre os dois tipos, aqui o que importa é que se você assinar de avalista ou fiador, você será co-responsável pelo pagamento da dívida.

O que é exigido do fiador ou avalista?

É exigida documentação básica: documento pessoal, comprovante de residência e renda. Além disso, se for casado, a certidão de casamento e os documentos do(a) cônjuge também.

Dependendo do crédito, valor e tipo, podem ser exigidos comprovação de bens (veículos, terrenos, imóveis, etc.). Geralmente o objetivo é assegurar que o fiador ou avalista possui boa condição financeira para arcar com a dívida caso o cliente principal não pague.

O cônjuge precisa assinar também?

Sim.

O que acontece se o cliente não pagar a dívida?

O fiador/avalista também terá seu nome incluso no SERASA e/ou SPC. E se o cliente principal, nem o fiador/avalista pagar a dívida, ela vai caducar em 5 anos, ou seja, leva 5 anos para o seu nome ficar limpo novamente.

Algum bem do avalista/fiador pode ser penhorado?

Nunca vi um contrato onde são dados em garantia algum bem de fiadores/avalista nas operações de crédito. Acredito que em contratos de valores bem altos isso seja exigido, mas nesse caso quando você for assinar de fiador ou avalista questione se o bem que for exigido que você comprove ficará em garantia – alienação no caso de veículos ou hipoteca no caso de imóveis.

Como já falado anteriormente, a comprovação de bens na maioria dos casos serve apenas para atestar boa saúde financeira do avalista/fiador.

Para quem você vai assinar de fiador ou avalista? Tome muito cuidado

Cuidado para quem você assina, certifique-se da idoneidade e honestidade dessa pessoa. Infelizmente já vi muitos avalistas/fiadores pagando dívidas das pessoas para quem assinaram, pois precisam de crédito ou não querem ter seus nomes “sujos”.

Como se proteger?

Como avalista/fiador, você tem o direito de questionar junto ao banco como está o pagamento da dívida do cliente principal. É importante acompanhar de vez em quando para evitar uma surpresa e daqui há pouco descobrir que está tudo em atraso e você está no SERASA!

Gostou desse artigo? Qualquer dúvida escreva nos comentários abaixo! Continue me acompanhando no facebook!

3 comments

  1. Boa tarde
    Fiz um emprestimo empresarial na caixa e sem saber tiver que arcar com um seguro de credito Op 558 – GIROCAIXA RECURSOS CAIXA – GARANTIA FGO. Perguntei se o mesmo era devolvido posterga mente e me falaram que não. Gostaria de saber se posso exigi deles que me ressarçam esse valor, o empréstimo foi feito em 31/01/2017.

    1. No empréstimo empresarial algumas vezes é feito esse tipo de seguro em substituição de pegar fiadores. Em alguns casos precisa contratar mesmo e não há devolução.

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não responderei perguntas duplicadas.
  • O prazo médio de resposta é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *