Problemas no banco? Como reclamar?

Você está com problemas com algum serviço ou produto bancário? Às vezes você fica indignado e sente que não tem o que fazer, não é verdade? Existem canais para você registrar sua reclamação, e você tem o direito e deve reclamar! A crítica faz com que as coisas melhorem, mas atenção, tenha bom senso e não saia reclamando por qualquer coisa!

São três canais que você tem para expor sua reclamação:

  1. Com o gerente da agência. Geralmente quando uma reclamação chega até o gerente da agência, o problema é resolvido.
  2. Ouvidoria do banco. Você encontrará o telefone  (0800)  no site da instituição, e após o contato o banco tem 15 dias para te dar um retorno.
  3. E se as duas opções acima não resolverem, você deve registrar uma reclamação no BACEN. Se você está indignado(a) e ninguém resolve seu problema, utilize esse canal!!

Em algumas cidades você também pode contar com o auxílio do Procon (atendimento ao consumidor) para resolução do problema, mas se tratando de problemas no banco, sugerimos que você siga um dos 3, ou se necessário os 3 passos que descrevemos acima.

Problemas com serviços/produtos bancários? Como reclamar?

DICA: ao reclamar sobre qualquer coisa que tenha amparo em lei, leve ao banco  consigo a lei impressa ou qualquer matéria que você encontrar sobre o assunto em questão.

Reclame sempre que for necessário! É você, cliente, que faz o atendimento ficar cada vez melhor!!

27 comments
  1. pela 2ª vez estão me cobrando a taxa de adiantamento do depositante, sem eu ter cheque especial ou coisa parecida, não aguento mais isso, se não retirar, vou ao procon, ou sei la, é um grande abuso!!!!! vai descontar hj, espero ser ressarcido o quanto antes!!

  2. o bradesco me empurrou um financiamento de 5000.00, só que fui ver vou ter que pagar 14.850,00 no final de 36 x, e pra mim quitar o mesmo a vista em menos de 30 dias terei que pagar 5.550,00 e o pior é que não tem acordo

  3. Tive que abrir uma conta no banco Itau algum tempo atras para receber meu salario, mas devido a uma taxa cobrada contrai uma divida muito alta, todo mês ficava retido na conta 100 reais do meu salario, mesmo após saída do emprego continuaram as cobranças, fui até agencia para o fechamento da conta mas não obtive bons resultados, após muita dor de cabeça e sem nenhum documento em mãos, sobre atendimento ou fechamento da conta me embromaram até que desisti da operação, mas mesmo assim continua aumento a divida, não sei mais oque fazer sem condições de pagar um advogado estou sem recursos para limpar meu nome e mostrar o quanto este banco me lesou, não sei oq fazer. Há alguma coisa que posso fazer?

    1. Boa tarde, se tem algum Procon na sua cidade, procure-os, irão te ajudar com certeza. Mas se não for possível, o ideal é você tentar um acordo com o Itau e fazer um pagamento parcelado para facilitar…

  4. O banco esta cobrando da minha conta o adiantamento de depositante, mais eu nunca tive cheque especial, apenas a claro tv que era debito automatico.
    por favor gostaria de saber se é por causa da tv ??
    eu tire de debito faz um mes, e mesmo assim esta cobrando o adiantamento de depositante

    1. Oi, Paulo. Só está correto se você não tinha dinheiro na conta e mesmo assim o banco cobriu e pagou a conta da claro tv. Se isso não ocorreu, solicite estorno da tarifa.

  5. Bom dia, no dia dois de julho fui ao banco do brasil e pedi um extrato com o saldo devedor para levar até a caixa econômica federal e fazer a transferência de meus débitos e salário também , mas fui informado pela gerente da cef q o bb lhe respondeu dizendo q havia entrado em contacto comigo e que eu não queria mais fazer a portabilidade, que não é verdade, onde posso procurar meus direitos?

    grato pela resposta

    1. Oi, Nivaldo. Ao solicitar a portabilidade, é importante que você fique com algum comprovante da solicitação. Sugiro que tente novamente, tendo cuidados com comprovantes, e se ainda não funcionar registre queixa na ouvidoria do banco ou procure o Procon.

  6. Olá,
    Tenho uma dúvida: hoje cheguei ao caixa no Banco do Brasil aqui na cidade de São Paulo para efetuar o pagamento de dois boletos que estavam vencidos. O caixa os recusou, pois nas palavras dele “ele não é obrigado a fazer o cálculo de juros e multa por atraso”, sendo isso responsabilidade minha.

    Como nunca ouvi isso antes, acatei a rejeição, fiz a conta e voltei no caixa para efetuar o pagamento. Assim, ele aceitou e ainda anotou meu telefone “para caso retorne o boleto ele me ligar”.

    Faz sentido isso ou ele apenas estava de mau humor? Se faz (ou não), aonde eu poderia encontrar a lei sobre esse tema?

    Obrigado!

    1. Oi Hélio! Muito boa sua pergunta! Olha eu atuo no caixa também, sempre faço o cálculo para os clientes, mas não sei te dizer de quem é a responsabilidade exata. Vou tentar descobrir, e se souber, te retorno!

  7. Boa tarde, gostaria de reivindicar
    CARTA ENVIADA AO BANCO CENTRAL

    Prezados Srs.,
    Gostaria de reclamar sobre o Banco Santander : Cartão de crédito administradora mastercard , onde tive o cartão de credito recusado, com todos os pagamentos em dia, em 06/01/2015, tentei efetuar o pagamento de um objeto, e passei muito constrangimento, nervoso, desgastes , prejuízos morais e financeiros.
    O péssimo atendimento telefônico- bankline – linha quente , do Santander, nunca passei tal constrangimento anteriormente, onde fiquei horas para ser atendido, 2 vezes no mesmo dia, com 2 atendentes diferentes, onde divergiram as informações deles, o 1º operador já havia aprovado, e que já estava sendo liberado o valor, era apenas uma questão de procedimento de segurança, dizendo que já iria liberar naquele momento mesmo , e de repente a ligação caiu, para nos irritar e passar por mais desgaste.
    Voltei ao caixa 5 vezes para passar o maldito cartão, e novamente foi recusado, tornei a ligar e tendo que aguardar por volta de uns 40 min para ser atendido novamente, o qual a outra atendente já informou outra coisa, quer dizer que depois de 40 min. as informações foram mudadas, as regras mudam no meio do jogo!!!!, este atendente anterior já havia informado que iria ser liberado, ai fiquei mais fulo, e não concordei com a argumentação informada, cada ora inventam uma desculpa, isso que havia já consultado justamente para evitar justamente esse tipo de empecilho , e o atendente minutos antes disse que eu poderia utilizá-lo sem problemas, se eu soubesse que não poderia utilizar o cartão nem o usaria , não iria me expor desta forma, e passar por uma situação dessas!

    Estou Perplexo com essa “ATITUDE” do banco, péssimo atendimento , descaso e desrespeito, demonstrando discriminação, falta de preparo dos funcionários, pois ora falam uma coisa , ora falam outra.
    Para evitar mais constrangimento e agilizar a situação e não empacar a fila de espera enorme, acabei pagando o aparelho à vista no cartão de débito, pois não quis passar mais “vergonha” diante das pessoas, e parentes que estavam comigo.

    A negociação acertada pela loja seria o parcelamento, pois seria um direito meu, uma vez que contradições nas informações dos atendentes e falhas foram cometidas pelo banco, além de esperar uma infinidade para ser atendido na loja, ainda fiquei esperando horas para ser atendido pelo canal de atendimento, ainda tive que arcar com outras despesas extras, com ligações, estacionamento, alimentação etc, com família, filho, sobrinho com fome, enfim onde tive que ficar até a loja fechar para esses incompetentes desses atendentes despreparados tomar uma decisão e solucionarem, inadmissível …..

    Solicito uma solução imediata, e que tomem as providências devidas. E que o valor seja ressarcido em minha conta corrente, e seja parcelado em 12 vezes como negociado na loja, já havia mencionado a forma de pagamento na 1ª ligação ao atendente do depto. de cartões, não me recordo se era David , passei por uma situação desagradável, e fiquei “…..” . É inadmissível terem tomado uma atitude dessas em minutos. Por isso disse que entraria com meus direitos, se não fossem tomadas as devidas providências.

    Desrespeito ao consumidor, d. morais e financeiros, constrangimento e “discriminação” pelo que percebi , isto não dá motivo de sermos mal atendidos.
    Estamos fartos de tantas atitudes erradas e sermos enganados e roubados debaixo de nossos narizes !!!! e passarmos por tantas impunidades.

    Espero um retorno, e seja resolvido por bem !

    Peço a cordial gentileza de cuidar deste assunto com muita atenção, pois fui lesado e não vou me calar !
    Além de tudo isso , recentemente recebi uma Carta do Banco , convidando para o encerramento de minha conta! Não é um absurdo, totalmente sem sentido
    Logicamente quero fechar a conta , mas depois de reivindicar meus direitos
    E por minha surpresa , ao ligar para o Bacen , o mesmo disse que eles tem o direito de fechar mesmo!
    Não é de deixar qualquer um p….. e enervado, ou seja não resolvem o problema , me destratam, faz passar por constrangimentos, discriminações, prejuízos morais e financeiros e ainda ditam as regras !
    Gostaria de uma sugestão, e ir até o fim e acabar com essa canalhice !

  8. quando eu faço um empréstimo ou um credito pessoal sou obrigado a pagar o tac-tarifa de abertura de credito, e si eu não for posso pedir ressarcimento desde dinheiro pago??

  9. Oi, ha alguns meses não recebi a fatura do cartão Renner “Meu Cartão Mastercard” então estava realizando o pagamento direto na loja pois no site quando informo meu CPF e senha aparece meu nome um cartão com outro limite e um endereço que desconheco, tais informações ja foram passadas para a empresa porem não resolveram, em fevereiro de 2015 entrei em contato para verificar meu limite e fui informado que estava todo comprometido, o atendente informou que tratava-se de uma compra feita pela internet na qual desconheco, foi solicitada pela empresa a contestação e o envio de carta, realizei o envio por diversas vezes ate eles receberem e enfim informar que a contestacao não procedia pois existia compras no mesmo estabelecimento cobrados em outras faturas porem de valores baixos e alegou que tinha controversas na contestacao e que eu tenho que cancelar a compra no estabelecimento, como é isso? não conheco tal estabelecimento e nao possuo cadastro com os mesmos.

    1. Ricardo, pede pra te informarem qual é o estabelecimento para que você entre em contato. Se não resolver nem com a loja, nem com o cartão, o meio vai ser um Procon ou pequenas causas.

  10. Sou cliente do BB e minha conta já havia sido renovada. Só que uns meses depois fiquei negativada, fiquei surpresa ao receber meu salário e descobrir que descontaram todo meu limite e o retiraram sem aviso. Procurei a agência e a atendente falou que não precisa ser no dia da renovação da conta para retirar o limite do cheque especial. Está correto!

  11. Boa tarde!
    Gostaria de uma informação, fiz um financiamento no programa pronaf do banco do Brasil no valor de 30.000,00 e debitaram deste valor 3.000,00 dizendo ser de seguro de garantias, qdo assinamos o contrato não falaram nada a respeito, porém depois vi que constava mesmo, só não consta o valor que seria debitado.
    Este valor de 30.000,00 terei um prazo de 13 anos pra pagar, mas depois disso quero quitar a divida, tem como?

  12. Juliane parabéns pelo trabalho!
    As pessoas estão passando dificuldades por não conhecerem os seus direitos junto as instituições. Os bancos parecem cada vez mais impessoais, o que dificulta o relacionamento entre bancos e clientes.

  13. Oi menina….eu gostaria de saber sobre o seguro prestamista….fiz um emprestimo consignado e depois de dois meses vou liquidar todo o emprestimo……mas querem me cobrar o valor integral do seguro prestamista sobre 60 meses junto com o emprestimo….nao teria que ser somente sobre os dois meses tambem? E o banco ainda diz que sou eu que tenho que conversa com a seguradora…

  14. fui a uma agencia do banco do Brasil e fui destratada pelo gerente, pedi para aumentar meu limite de credito e o mesmo simplesmente falou que ele na pessoa (….) entende que eu não sou uma boa cliente perguntei como ele julgou isso ele falou que não tinha motivos.

  15. Boa noite ,qual a melhor forma de tentar negociar uma dívida do cartão de crédito no valor TOTAL? Já entrei em contato por telefone ,reclame aqui é nada .. só me dão a opção de parcelamento da fatura do mês e não quero, preciso parcelar o valor total para ter ciência de cada parcela e me organizar.. o Banco tem direito de negar isso ? Estou tentando apenas quitar minha divida.. obrigado

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