Em quanto tempo devo ser atendido no caixa de um banco?

Pela regra geral, o atendimento no caixa do banco de todos os bancos deve ser efetuado em:

  • Até 20 minutos em dias normais;
  • Até 30 minutos em véspera ou depois de feriados, e em dias de pagamento de salários (1º ao 5º dia útil do mês).

Porém, cada município pode ter uma legislação específica sobre o tempo máximo de espera na fila do caixa do banco, neste caso valerá a lei municipal.

tempo de atendimento caixa

Para não perder seu tempo no banco, se informe sobre os correspondentes bancários onde você poderá pagar suas contas e também receber seu salário. Além disso, veja as dicas dos melhores dias para ir ao banco.

OBS: Essa regra se aplica ao atendimento no caixa do banco  e não ao atendimento pessoal.

Fique atento ao tempo de espera e se verificar que ultrapassou o tempo estabelecido em lei, converse com o gerente e exponha a situação.

20 comments

    1. Wellington, 3 horas é demais. Se estava na fila do caixa, pode fazer registro no Procon da cidade, pois essa demora é proibida. Pode ajudar como comprovação do horário: recibos de pagamentos com o horário, o horário que você pegou a ficha, fotos… Conversar com o gerente da agência quando uma situação dessa está ocorrendo também pode ajudar a melhorar a situação da agência. Mas se você não quer fazer nada disso, o ideal é voltar outro dia ou procurar outro local, porque é muito tempo esperando.

  1. O que fazer quando o Banco não respeita , estou há quarenta minutos aguardando . O Gerente da agência do Banco do Brasil da Giovani Gronchi , diz que está lei não vale . Para eu me conformar que tem pessoas esperando há mais de uma hora .

  2. Estou na fila do caixa do Itau, localizado na rua dos Pinheiros a mais de 30 minutos e a desculpa do caixa é que hoje de pico. E para ajudar não tem ar condicionado no ambiente. É um desrespeito com o cliente.

  3. Estou no BANCO BRADESCO DE ALCANTARA SG.RJ desde ás 13;30 já são 17;19 agora que fui ao caixa na minha vez ,sendo que como eu teria que fazer um TED o banco se negou em fazer pq é lei só até as !6:00hs!! Como assimfico nessa porcaria mais de 3 hs e só agora que dizem dessa lei!! e acho muito errado pq eles que estão com o atendimento atrasado e nós que pagamos o PATO?!

  4. fiquei 31 minutos na fila do bradesco em Goiânia, tenho o comprovante em mãos da hora que peguei minha senha e a hora que fui atendido, cabe indenização ? se cabe quais são os meus direitos e como entro contra essa demora ?

  5. Estou esperando para ser atendido no caixa do Santander de Conselheiro Lafaiete MG a mais de uma hora esse tempo máximo de espera abrange minha cidade? ? Se eu reclamar ao Procon eu estarei no meu direito?

    1. Olá. Procurei na internet se existe lei municipal para sua cidade, mas não encontrei. Se não tiver, o tempo normal máximo do dia 09/09 era de até 20 minutos para atendimento. Se você tem comprovantes dos horários, senha e horário atendimento no caixa (alguma autenticação), pode procurar um Procon pois é seu direito.

  6. Estou na caixa econômica ag. Formosa localizada em Belém do PA, para atendimento pessoal, com mais de 2:40 em espera! O mais engraçado é que eles agora conseguem alterar horários de chegadas dos clientes para que os mesmos não possam questionar e passar por mentiroso!
    Como devo proceder?

  7. Olá boa tarde!Fiquei na fila da caixa de 10:40(antes de abrir-dia 27/10) até 13:15 somente para pegar meu cartão cidadão.Fui.Fui ao gerente e o mesmo disse que era preciso obedecer a regra é aguardar o número da Senha.Os preferências que chegavam logo eram atendidos e eu continuava a reclamar pela demora para pegar apenas um cartão que já tinha a senha cadastrada.Quando finalme depois das 13:00horas veio uma moça e perguntou quem era pra cartão e apenas entregou.Fiqueiindignada por tanta falta de respeito até porque fila preferencial precisa ser em um caixa somente para isso.Gostaria de saber como faço pra levar adiante minha reclamação.

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não responderei perguntas duplicadas.
  • O prazo médio de resposta é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *